A pesquisa de aerossóis no estado da Bahia (Brasil)

notas históricas sobre um projeto interrompido

Autores

  • Aurino Ribeiro Filho Universidade Federal da Bahia (UFBa). Instituto de Física

Palavras-chave:

Aerossóis, Precipitações atmosféricas, Instituto de Física da UFBa, Geofísica Nuclear

Resumo

O projeto de pesquisa sobre a física dos aerossóis atmosféricos, desenvolvido no estado da Bahia (Brasil), no início dos anos setenta do século XX, por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Fracas Radioatividades (atual Laboratório de Física Nuclear Aplicada) do Instituto de Física da UFBA (IF-UFBA), é discutido com o fito de analisar as possíveis causas que induziram a sua descontinuidade posteriormente. Por um lado, verifica-se a importância daquelas pesquisas, visto terem sido as mesmas precursoras, no Brasil, na busca de um estudo sistemático da origem e composição química de precipitações atmosféricas nas regiões do Recôncavo Baiano e Bacia do Paraguaçu – Bahia. Um outro aspecto relevante seria a possibilidade de, no futuro, comparar dados experimentais, os quais serviriam como um relato da evolução das condições ambientais.

O objetivo do presente trabalho é discutir alguns aspectos que contribuíram para a completa desativação do grupo de pesquisa de aerossóis, bem como alguns fatos que talvez tenham levado à desistência de todos os seus participantes que migraram para outros ramos de pesquisa, apesar da notória relevância do mencionado projeto.

Biografia do Autor

Aurino Ribeiro Filho, Universidade Federal da Bahia (UFBa). Instituto de Física

Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBa/UEFS)

Downloads

Publicado

2007-12-10

Como Citar

Ribeiro Filho, A. (2007). A pesquisa de aerossóis no estado da Bahia (Brasil): notas históricas sobre um projeto interrompido. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, 5(2), 122–133. Recuperado de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/115

Edição

Seção

Artigos