O nascimento da filosofia. ou breve crônica histórica do pensamento ocidental

Autores/as

  • Rodrigo Siqueira Batista
  • Romulo Siqueira Batista
  • Marcos Paulo Sforza de Almeida

Resumen

Tão apaixonante quanto intrigante é o longo caminho percorrido pelo homem grego para o alcance do saber filosófico. Partindo de um tempo no qual o conhecimento embasava-se nos mitos e em uma "misteriosa" sabedoria antiga, os helenos alcançam - dentro de um contexto social, político e econômico favorável - a percepção diferenciada do mundo, sob uma perspectiva totalmente nova - a preponderância da razão. Passam a ser concebidas explicações lógicas distintas de um conteúdo mítico, com enfoque inicial sendo dado a natureza (physis), sem, no entanto, romper-se abruptamente com a ideação mítica pertinente ao Homem - tal qual é, erroneamente, propagado por alguns. Este avanço, indubitavelmente, constituiu-se no esteio precípuo que, ao longo da história, propiciou ao homem a melhor compreensão do cosmos e de sua própria natureza.

Biografía del autor/a

Rodrigo Siqueira Batista

Pós-graduando em Teoria da Literatura, Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Romulo Siqueira Batista

Bacharelando em Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Marcos Paulo Sforza de Almeida

Bacharelando em Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

1997-07-19

Cómo citar

Batista, R. S., Batista, R. S., & Almeida, M. P. S. de. (1997). O nascimento da filosofia. ou breve crônica histórica do pensamento ocidental. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, (18), 73–80. Recuperado a partir de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/522

Número

Sección

Artigos