Tradições astronômicas tupinambás na visão de Claude D’Abbeville

Autores/as

  • Flávia Pedroza Lima Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT)
  • Ildeu de Castro Moreira

Palabras clave:

etnoastronomia, tupinambás, Claude D’Abbeville, missionários

Resumen

Apresenta-se uma análise de um dos mais importantes documentos históricos brasileiros sobre conhecimentos astronômicos indígenas: Histoire de la mission des pères capucins en l’isle de Marignan et terres circonvoisines où est traicté des singularitez admirables & des moeurs merveilleuses des indiens habitans de ce pais, de Claude D’Abbeville, publicado em 1614. A crônica traz descrições de constelações, sistemas de calendário e alguns conhecimentos astronômicos empíricos. Objetiva-se conhecer os saberes etnoastronômicos desenvolvidos pelos tupinambás do Maranhão, descritos e interpretados por esse missionário francês. As informações históricas são também cotejadas com estudos etnográficos recentes sobre grupos indígenas atuais.

Biografía del autor/a

Flávia Pedroza Lima, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT)

Astrônoma e mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela COPPE/UFRJ, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da COPPE/UFRJ.

Ildeu de Castro Moreira

Doutor em Física, é professor do Instituto de Física – UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da COPPE/ UFRJ.

Publicado

2005-06-19

Cómo citar

Lima, F. P., & Moreira, I. de C. (2005). Tradições astronômicas tupinambás na visão de Claude D’Abbeville. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, 3(1), 4–19. Recuperado a partir de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/566

Número

Sección

Artigos