O sistema calendárico dos mexicas pré-hispânicos nos escritos sahaguntianos

Autores/as

  • Márcia Helena Alvin Instituto de Geociências – Unicamp

Palabras clave:

Frei Bernardino de Sahagún, Mesoamérica pré-hispânica, conhecimentos mesoamericanos

Resumen

Neste artigo analisamos o conhecimento dos mexicas pré-hispânicos acerca dos astros por intermédio da obra Historia general de las cosas de la Nueva España, do franciscano Bernardino de Sahagún, destacando o sistema calendárico produzido por esse povo. O missionário denominou de astrologia todos os saberes mexicas relacionados às práticas supersticiosas e mágicas, incluindo o calendário adivinhatório, o Tonalpohualli, a previsão do futuro por intermédio de animais e plantas e os maus agouros. Todos esses saberes eram perseguidos pela Igreja quinhentista. Ao relatar esse conhecimento, Sahagún nos forneceu preciosas informações tanto sobre os saberes dos antigos mexicanos, quanto acerca do cenário europeu do século XVI.

Biografía del autor/a

Márcia Helena Alvin, Instituto de Geociências – Unicamp

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP.

Publicado

2005-06-19

Cómo citar

Alvin, M. H. (2005). O sistema calendárico dos mexicas pré-hispânicos nos escritos sahaguntianos. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, 3(1), 33–48. Recuperado a partir de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/568

Número

Sección

Artigos