O que restou da Bildung
Uma análise de Ciência como Vocação, de Max Weber
Palabras clave:
Bildung, especialização, progresso científico, ciência alemãResumen
Por meio de uma análise de Ciência como vocação, de Max Weber1, pretende-se compreender se as premissas intelectuais do ideal da Bildung permanecem na era da especialização. Ao invés de usar a idéia de universalidade, Weber insiste em que a clareza pode cumprir uma das funções da Bildung: um alerta contra a instrumentalização do saber e a concomitante fundação de sua autonomia. Para tanto, o estudo destacará três perguntas encontradas no texto de Weber que lidam com temas cruciais, como: especialização, progresso e significado da ciência na vida contemporânea.
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Publicado
2006-12-19
Cómo citar
Caldas, P. S. P. (2006). O que restou da Bildung: Uma análise de Ciência como Vocação, de Max Weber. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, 4(2), 116–119. Recuperado a partir de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/600
Número
Sección
Artigos