O que restou da Bildung

Uma análise de Ciência como Vocação, de Max Weber

Autores/as

  • Pedro Spinola Pereira Caldas Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palabras clave:

Bildung, especialização, progresso científico, ciência alemã

Resumen

Por meio de uma análise de Ciência como vocação, de Max Weber1, pretende-se compreender se as premissas intelectuais do ideal da Bildung permanecem na era da especialização. Ao invés de usar a idéia de universalidade, Weber insiste em que a clareza pode cumprir uma das funções da Bildung: um alerta contra a instrumentalização do saber e a concomitante fundação de sua autonomia. Para tanto, o estudo destacará três perguntas encontradas no texto de Weber que lidam com temas cruciais, como: especialização, progresso e significado da ciência na vida contemporânea.

Biografía del autor/a

Pedro Spinola Pereira Caldas, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor adjunto do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde faz parte do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC).

Publicado

2006-12-19

Cómo citar

Caldas, P. S. P. (2006). O que restou da Bildung: Uma análise de Ciência como Vocação, de Max Weber. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, 4(2), 116–119. Recuperado a partir de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/600

Número

Sección

Artigos