A ciência e os topoi retóricos em Antônio Vieira

um caso de difusão cultural em Portugal e no Brasil durante o século XVII

Autores

  • Luís Miguel Carolino

Resumo

Após o Concílio de Trento, quando a Igreja Católica se envolveu num esforço apostólico e pastoral de recuperação dos leigos distantes da hierarquia eclesiástica, a pregaçiio tornou-se um instrumento eficaz de difusão cultural e o pregador um privilegiado «intermediário cultural». O pregador não apenas causava a adesão do seu auditório à ortodoxia católica como também veiculava um determinado imaginário social, político e cultural; em alguns casos, ele trazia mesmo ao púlpito ideias e crenças das populações não letradas. No presente texto o objectivo é analisar o recurso a teorias científicas nos sermões do Padre António Vieira, tomando-o como um agente de difusão cultural. O estudo detém­se, por um lado, no significado e implicação social da utilização retórica de teorias científicas e, por outro lado, na análise de uma teoria concreta: a influência dos corpos celestes na regiüo terrestre. Neste âmbito abordam-se as interpretações provenientes das culturas erudita e popular.

Biografia do Autor

Luís Miguel Carolino

Doutorando em História (PRAXIS XXI/Universidade de Évora) e investigador do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência - U.E.

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Publicado

1997-07-19

Como Citar

Carolino, L. M. (1997). A ciência e os topoi retóricos em Antônio Vieira: um caso de difusão cultural em Portugal e no Brasil durante o século XVII. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, (18), 55–72. Recuperado de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/521

Edição

Seção

Artigos