Fraucault para o estudo das profissões científicas

Autores

  • France Maria Gontijo Coelho

Resumo

Este artigo sistematiza algumas contribuições de Foucault para pesquisa histórica acerca das profissões científicas, em termos de concepções teóricas e procedimentos metodológicos. Essas profissões são entendidas aqui como grupos profissionais que regem suas ações a partir das orientações dadas pelo saber científico. O artigo sugere que o estudo sobre as profissões amplie o foco dos estudos sobre o espaço social do discurso científico (do campo cientifico), na medida em que busca identificar a dispersão do saber em diversos lugares institucionais. As práticas de saber enquanto práticas profissionais não estão restritas, necessariamente, ao campo científico ou dedicam-se a gerar novos conhecimentos e afazer pesquisas. A descrição histórica dessas práticas permite compreender as regras de formação dos diversos tipos de discurso científico e revela como práticas de saber são, também, práticas de poder, e como o exercício de poder pode ser uma prática orientada pelo saber científico.

Biografia do Autor

France Maria Gontijo Coelho

Professora do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa ( DER-UFV ), Minas Gerais.

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Publicado

1996-09-19

Como Citar

Coelho, F. M. G. (1996). Fraucault para o estudo das profissões científicas. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, (16), 41–52. Recuperado de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/498

Edição

Seção

Artigos