As revoluções que não convencem

um desafio para o ensino de física

Autores/as

  • Glória Pessôa Queiroz
  • Sonia Krapas Teixeira

Resumen

A pesquisa em Ensino de Física tem revelado que antes do ensino, e muitas vezes apesar dele, os estudantes possuem um saber que difere da ciência que se quer ensinar, mas que guarda certas similaridades com o pensamento de antigos cientistas. A leitura da História da Ciência tem contribuído para desenvolvennos estratégias de ensino que possibilitem mudanças conceituais inerentes às revoluções científicas. Neste trabalho apresentamos exemplos de con­cepções alternativas à Ciência, detalhamos a controvérsia vis viva - momentum e apresentamos diretrizes didáticas para o emprego desta controvérsia no ensino de energia cinética e quantidade de movimento. Além disso damos um panorama da expansão do trabalho do grupo de pesquisa em Ensino de Física da UFF.

Biografía del autor/a

Glória Pessôa Queiroz

Professora do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.

Sonia Krapas Teixeira

Professora do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

1992-08-19

Cómo citar

Queiroz, G. P., & Teixeira, S. K. (1992). As revoluções que não convencem: um desafio para o ensino de física. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, (8), 31–46. Recuperado a partir de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/424

Número

Sección

Artigos