As revoluções que não convencem

um desafio para o ensino de física

Autores

  • Glória Pessôa Queiroz
  • Sonia Krapas Teixeira

Resumo

A pesquisa em Ensino de Física tem revelado que antes do ensino, e muitas vezes apesar dele, os estudantes possuem um saber que difere da ciência que se quer ensinar, mas que guarda certas similaridades com o pensamento de antigos cientistas. A leitura da História da Ciência tem contribuído para desenvolvennos estratégias de ensino que possibilitem mudanças conceituais inerentes às revoluções científicas. Neste trabalho apresentamos exemplos de con­cepções alternativas à Ciência, detalhamos a controvérsia vis viva - momentum e apresentamos diretrizes didáticas para o emprego desta controvérsia no ensino de energia cinética e quantidade de movimento. Além disso damos um panorama da expansão do trabalho do grupo de pesquisa em Ensino de Física da UFF.

Biografia do Autor

Glória Pessôa Queiroz

Professora do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.

Sonia Krapas Teixeira

Professora do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

1992-08-19

Como Citar

Queiroz, G. P., & Teixeira, S. K. (1992). As revoluções que não convencem: um desafio para o ensino de física. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, (8), 31–46. Recuperado de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/424

Edição

Seção

Artigos