Kósmos Theóros

física e metafísica no Timeu

Autores/as

  • Dion Davi Macedo

Resumen

O propósito deste estudo é tematizar alguns elementos da fisica do Timeu, de Platão, que se desdobra numa análise dos movimentos teleologicamente ordenados das Almas. Sendo o Timeu um dos diálogos básicos sobre as relaçõess entre física e a metafisica, a investigação daquilo que apenas é passivei de ser apreendido pela opinillo e pela sensação, às quais, na epistemologia formal de Platão, é negada a condiçllo de conhecimento absoluto, assume sua relevdncia. Com isso, pretendo indicar qual o papel e o estatuto do senslvel no interior da teoria platdnica e, para além disso, a relaçllo de participaçllo (methéxis) que se opero enre o sensível e o inteligivel, na economia do diálogo.

Biografía del autor/a

Dion Davi Macedo

Licenciado e mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com um estudo sobre linguagem e significação em Platão.

Publicado

1994-08-19

Cómo citar

Macedo, D. D. (1994). Kósmos Theóros: física e metafísica no Timeu. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, (12), 39–52. Recuperado a partir de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/458

Número

Sección

Artigos