Perseguições, espionagem e resistência

o Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia durante a ditadura militar (1964 a 1979)

Auteurs

  • José Eduardo Ferraz Clemente Faculdades Jorge Amado (Bahia)

Mots-clés :

Brasil República, ditadura militar, perseguições aos físicos, comunidade de informações

Résumé

É traçado um panorama das perseguições políticas desencadeadas durante a ditadura militar contra a comunidade de físicos brasileiros, especificamente no Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (IFUFBa), entre 1964 e 1979. São abordados os mecanismos de controle político-ideológicos exercidos pelos órgãos de segurança sobre o IFUFBa, como um ‘microcosmo’ dos abusos cometidos contra os direitos dos cidadãos em todo o país. Foram utilizadas como fontes correspondências oficiais de caráter ‘confidencial’ relativas ao período de 1972 a 1977, entre a Divisão de Segurança e Informação do Ministério da Educação e Cultura (DSI/MEC), a Assessoria Especial de Segurança e Informação da Universidade Federal da Bahia (AESI/UFBa) e o IFUFBa.

Biographie de l'auteur

José Eduardo Ferraz Clemente, Faculdades Jorge Amado (Bahia)

Historiador e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia.

Téléchargements

Publiée

2006-12-19

Comment citer

Clemente, J. E. F. (2006). Perseguições, espionagem e resistência: o Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia durante a ditadura militar (1964 a 1979). Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, 4(2), 129–145. Consulté à l’adresse https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/601

Numéro

Rubrique

Artigos