Os primeiros conceitos da termodinâmica na perspectiva de autores do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v18i1.1043Palavras-chave:
calor, energia, trabalho, Fleck, século XIXResumo
Este trabalho busca uma releitura da construção dos primeiros conceitos da termodinâmica a partir de autores do século XIX. Alguns desses foram considerados por Thomas Kuhn como descobridores da conservação da energia. A escolha dos autores buscou a heterogeneidade de pontos de vista sobre o assunto pesquisado e as obras abarcaram as modalidades de ciência propostas por Ludwik Fleck. Na perspectiva fleckiana indivíduos pertencem a coletivos de pensamentos, portadores comunitários de estilo de pensamento. Um indivíduo pode atuar como veículo do tráfego intercoletivo de pensamento. O conhecimento evolui por meio de mutações nos estilos de pensamentos, quando altera a disposição para a percepção dirigida. Na formulação dos conceitos termodinâmicos constata-se a comunicação intercoletiva de ideias. Nas obras estudadas observa-se uma gradativa mudança de linguagem, com incorporação de novos termos científicos, que aos poucos foram sendo assimilados pela comunidade científica.
Downloads
Referências
BASSALO, J.M.F. A crônica do calor: calorimetria. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 29-38, 1992.
BENTIVOGLIO, J. Cultura política e historiografia alemã no século XIX: a Escola Histórica Prussiana e a “Historische Zeitschrift”. Revista de Teoria da História, Goiânia, ano 1, n. 3, p. 20-58, 2010.
BLACK, J. Lectures on the elements of chemistry: by John Robison. London: Edinburgh, 1803. Disponível em: https://tile.loc.gov/storage-services/service/rbc/rbctos/2017gen31155v2/2017gen31155v2.pdf. Acesso em: 4 set. 2023.
BRITO, A.S. Flogisto, calórico & éter. Ciência & Tecnologia dos Materiais, v. 20, n. 3-4, p. 51-63, 2008.
CANEVA, K.L. Robert Mayer and the conservation of energy. New Jersey: Princeton University Press, 1993.
CARNOT, S. Reflexions sur la puissance motrice du feu et sur les machines. Paris: Libraire chez Bachelier, 1824.
CARVALHO, R.S. Lavoisier e a sistematização da nomenclatura química. Scientiae Studia, São Paulo, v. 10, n. 4, p. 759-771, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-31662012000400007
CARVALHO, B.C.; GOMES, L.C. Análise histórica do conceito de calor nos trabalhos de Joule e implicações para o ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 264-290, 2017. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p264
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.
CLAUSIUS, R. The mechanical theory of heat: with its applications to the steam-engine and to the physical properties of bodies. London: John van Voorst, 1867.
COELHO, R.L. Conexões filosóficas do conceito de energia. Ensaios Filosóficos, v. 5, p. 8-21, 2012.
COHEN, B.; WESTFALL, R.S. (org.). Newton: texto, antecedentes, comentários. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto; Eduerj, 2002.
COLDING, L. On the history of the principle of the conservation of energy. Philosophical Magazine and Journal of Science, v. 27, p. 56-64, 1864. Disponível em: https://www.biodiversitylibrary.org/item/121147#page/70/mode/1up. Acesso em: 17 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/14786446408643620
CONDÉ, M.L.L. Paradigma versus estilo de pensamento na história da ciência. In: CONDÉ, M.L.L.; FIGUEIREDO, B.G. (org.). Ciência, história e teoria. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2005. p. 123-144.
CONDÉ, M.L.L. Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
FEHR, J. Ludwik Fleck: sua vida e obra. In: CONDÉ, M.L.L. (org.) Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. p. 35-50.
FLECK, L. Genesis and development of a scientific fact. Chicago: University of Chicago Press, [1935] 1979.
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução de Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, [1935] 2010.
FREIRE, F.G.R. Considerações sobre o calórico. Rio de Janeiro: Tipografia Americana de Ignácio Pereira da Costa, 1844.
FUCHS, H.U.; D’ANNA, M.; CORNI, F. Entropy and the experience of heat. Entropy, v. 24, n. 646, p. 1-44, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/e24050646
GOTARDO, C.A.; FAVARO, N.A.L.G. Escola pública: origens e funções no período da revolução industrial inglesa. Horizontes: Revista de Educação, Grande Dourados, v. 7, n. 13, p. 37-54, 2019. DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9122
HIRN, G.A. Recherches sur l’equivalent mécanique de la chaleur. Colmar: Imprimeur de la Prefecture, 1858.
HOFFMANN, Y.T.; COSTA, D.A.; NAKAMURA, L.R.; DELIZOICOV NETO, D. Circulação inter e intracoletiva em grupos de pesquisa de história da educação matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n.4, p. 1067-1080, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190040014
JOULE, J.-P. Expériences sur l’identité entre le calorique et la force mécanique. Détermination de l’équivalent par la chaleur dégagée pedant la friction du mercure. Comptes Rendus de l’ Académie des Sciences, v. 25, p. 309, 1847. Disponível em: https://www.biodiversitylibrary.org/item/21132#page/9/mode/1up. Acesso em: 27 nov. 2024.
KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2006.
KRAGH, H. Introdução a historiografia da ciência. Tradução de Carlos Grifo Babo. Porto: Porto Editora, [1987] 2001.
KUHN, T.S. O caminho desde a estrutura: ensaios filosóficos (1970-1993): com uma entrevista autobiográfica. Tradução de Cesar Mortari. São Paulo: Editora Unesp, [2000] 2006.
KUHN, T.S. The essencial tension: selected studies in scientific tradition and change. Chicago: University of Chicago Press, 2006a.
KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, [1962] 2009.
KUHN, T.S. A tensão essencial: estudos selecionados sobre tradição e mudança científica. Tradução de Marcelo Amaral Penna-Forte. São Paulo: Editora Unesp, [1977] 2011.
LABURÚ, C.E.; BARROS, M.A.; SILVA, O.H.M. Multimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referenciais conciliáveis da educação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 2, p. 469-487, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000200014
LAVOISIER, A.L., LAPLACE, P.S. Mémoire sur la chaleur. In: LAVOISIER, A.L. Les ɶuvres de Lavoisier. Paris: Imprimerie Impériale, [1780] 1862. p. 283-333. Disponível em: http://www.lavoisier.cnrs.fr/ice/ice_page_detail.php?lang=fr&type=text&bdd=lavosier&table=Lavoisier&bookId=38&typeofbookDes=Memoires&pageOrder=51&facsimile=off&search=no. Acesso em: 18 maio 2024.
MAAR, J.H. História da química: segunda parte: de Lavoisier ao Sistema Periódico. Florianópolis: Papa-Livro, 2011.
MARTINS, R.A. Mayer e a conservação da energia. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Campinas, v. 6, p. 63-95, 1984.
MARTINS, R.A. Joule’s 1840 manuscript on the production of heat by voltaic electricity. Notes and Records, London, v. 76, p. 117-153, 2022. DOI: https://doi.org/10.1098/rsnr.2020.0027
MATOS, E.; GONÇALVES, J.R.; RAMOS, F.R.S. A epistemologia de Ludwick Fleck: subsídios para a prática interdisciplinar em saúde. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v.14, n.3, p. 383-390, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072005000300009
MAYER, R. Bemerkungen über die Kraft der unbelebten Natur. Annalen der Chemie und Pharmacie, v. 42, p. 233-240, 1842. DOI: https://doi.org/10.1002/jlac.18420420212
MAYER, R. Die Mechanik der Wärme. In: WEYRAUCH, J.J. (Hrg.). Gesammelten Schriften von Robert Mayer. Stuttgart: Verlag der J.G. Cotta’sche Buchhandlung, 1893.
MELO, M.T.R.H. Energia e medicina: Mayer e Helmholtz. Tese (Doutorado em Filosofia das Ciências) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2014.
MOSLEY, M.; LYNCH, J. Uma história da ciência: experiência, poder e paixão. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
MOUTIER, J. Éléments de thermodynamique. Paris: Gauthier-Villars; Imprimeur-Libraire de l’École Polytechnique, [1872], 1885.
OLIVEIRA, B.J. Os circuitos de Fleck e a questão da popularização da ciência. In: CONDÉ, M.L.L. (org.) Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. p. 121-144.
OLIVEIRA, M.J. Structure of the analytical theories of heat. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 44, e20220008, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2022-0008. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2022-0008
PÁDUA, A.B.; PÁDUA, C.G.; MARTINS, R.S. A natureza do calor: passados dois séculos, será que a teoria do calórico ainda é de alguma forma uma ideia atraente ou, até mesmo, útil? Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, Londrina, v. 30, n. 1, p. 3-18, 2009. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0375.2009v30n1p3
PASSOS, J.C. Os experimentos de Joule e a primeira lei da termodinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 31, n. 3, 3603, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000300013
PEIRCE, C.S. Escritos filosóficos. Zamora: El Colegio de Michoacán, 1997.
PESSOA JÚNIOR, O. Os conceitos de ‘força’ em Newton. In: PESSOA JÚNIOR, O. Filosofia da física clássica. São Paulo: EdUSP, 2020. p. 80-87. Disponível em: https://opessoa.fflch.usp.br/sites/opessoa.fflch.usp.br/files/FiFi-17-Cap02.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.
PFUETZENREITER, M.R. Epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa nas ciências aplicadas. Episteme, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 111-135, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132002000200001
PIRES, A.S.T. A evolução das ideias da física. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
RANKINE, W.J.M. A manual of the steam engine and other prime movers. London: Charles Griffin, [1859] 1866.
REYNOLDS, O. Memoir of James Prescott Joule. Manchester: Manchester Literary and Philosophical Society, 1892.
RONAN, C.A. História ilustrada da ciência: a ciência nos séculos XIX e XX. v. 4. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1984.
SANTOS, L.S.; ARAUJO, R.B. A Revolução Industrial. 2016. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/11120518032013Historia_economica_geral_e_do_brasil_aula_3.pdf. Acesso em: 17 maio 2024.
SASLOW, W.M. A history of thermodynamics: the missing manual. Entropy, v. 22, n. 77, p. 1-48, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/e22010077
SCHAFER, L.; SCHNELLE, T. Introdução: fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwick Fleck na teoria da ciência. In: FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato cientifíco. Tradução de Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. p. 1-36.
SILVA, O.H.M.; LABURÚ, C.E., NARDI, R. Reflexões para subsidiar discussões sobre o conceito de calor na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 383-396, 2008. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p383
SMORODINSKI, Y. Física al alcance de todos: la temperatura. Moscu: MIR Editorial, 1983.
STUMPF, I.R.C. Passado e futuro das revistas científicas. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 637-641, 1996.
THOMSON, W. A escala termométrica absoluta baseada na teoria da potência motriz de Carnot e calculada a partir das observações de Regnault. [1848]. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 29, n. 4, p. 487-490, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000400002
WANG, L.S. The second law: from Carnot to Thomson-Clausius, to the theory of exergy, and to the entropy-growth potential principle. Entropy, v. 57, p. 1-19, 2017. DOI: https://doi.org/10.3390/e19020057
WEYRAUCH, J.J. (Hrg.). Gesammelten Schriften von Robert Mayer. Stuttgart: Verlag der J.G. Cotta’sche Buchhandlung, 1893.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Regina Simplício Carvalho, Alexandre Tadeu Gomes de Carvalho, Carlos Eduardo Laburú
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.