Código de Ética

CÓDIGO DE ÉTICA - RBHC

 

A Revista Brasileira de História da Ciência (RBHC) é um periódico semestral, indexado e arbitrado da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), iniciado em 1985. Por meio da publicação de artigos, ensaios, resenhas de livros inéditos; transcrições e traduções comentadas de fontes primárias pouco acessíveis; depoimentos, debates e entrevistas, a RBHC busca divulgar trabalhos originais, inéditos e de qualidade na área de História da Ciência e da Tecnologia. Também reconhece o diálogo com os campos da Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências.

Apresentamos a seguir o Código de Ética da RBHC, inspirado nas diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE). O presente Código de Ética estabelece os vínculos de transparência entre os processos de editoração, autoria, avaliação e circulação dos trabalhos entre os leitores.

 

Equipe editorial

A equipe editorial da RBHC é composta pelo Comitê Editorial e pelo Conselho Científico

Consultivo.

Comitê Editorial

O Comitê Editorial da RBHC é composto por um Editor-Chefe e dois Editores-Adjuntos, todos os três pesquisadores em História da Ciência e da Tecnologia. Estão vinculados a três instituições públicas de ensino superior e de pesquisa brasileiras, com reconhecida importância no cenário nacional e internacional. O Editor-Chefe é responsável por gerenciar a revista, verificar o cumprimento das normas editoriais, dirigir o processo editorial, se certificar do cumprimento do Código de Ética. O Editor-chefe e os Editores-Adjuntos são responsáveis pelo processo de avaliação por pares.

Conselho Científico Consultivo

O Conselho Científico Consultivo é formado por eminentes pesquisadores em História da Ciência e da Tecnologia, vinculados a instituições nacionais e internacionais de grande prestígio. Seu papel é auxiliar o Comitê Editorial na elaboração de pareceres a artigos submetidos à revista, prospectar novos pareceristas e colaborar com decisões editoriais e sobre o funcionamento do periódico.

Consulte a página da Equipe Editorial para visualizar as pessoas e instituições que colaboram com a RBHC.

 

Autores

Os seguintes termos devem ser observados e aderidos pelos autores que almejam publicar na RBHC:

Autoria

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Para o reconhecimento dos autores do manuscrito, estes devem ter participado de todas as fases de sua elaboração: escolha do tema, da metodologia, análise e interpretação das fontes, bem como a escrita final. Autores que tiveram artigos aceitos para publicação deverão cumprir um interstício de 2 anos para submeter um novo trabalho, a contar da data de submissão do artigo anterior.

Grau acadêmico

A partir de julho de 2022, para submeter um artigo à RBHC, os autores devem ser, no mínimo, mestrandos.

Referências Bibliográficas

As submissões de manuscritos estão condicionadas à apresentação conjunta da lista de referências bibliográficas utilizadas no original. As instruções específicas para cada seção da RBHC foram estipuladas nas Submissões.

Direito autoral

Os trabalhos submetidos à RBHC estarão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). O compartilhamento (cópia e redistribuição do material em qualquer meio ou formato) e a adaptação (remixagem e transformação do material para outras finalidades) dos originais publicados concernem a esta modalidade de licença, desde que observado o respeitante crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. As opiniões expressas em qualquer contribuição publicada não refletem necessariamente aquelas dos Editores, dos membros do Conselho Científico Consultivo ou da Sociedade Brasileira de História da Ciência (Diretoria, Conselho Deliberativo ou associados em geral), sendo sempre de responsabilidade de seus autores. Os Editores reservam-se o direito de introduzir pequenas alterações na redação e apresentação dos originais aprovados para publicação, visando manter a uniformidade e a qualidade da revista, respeitando o estilo e as opiniões dos autores. Cabe aos Editores a decisão final referente à publicação das contribuições recebidas.

Taxas

A RBHC não cobra taxa de seus autores.

Apoio Financeiro à Pesquisa

O apoio financeiro de agências de financiamento ou fundações deve ser informado pelos autores.

Identificação

É obrigatório informar o identificador ORCID (Open Researcher and Contributor ID) para todos os autores do artigo aceito.

Originalidade

Os manuscritos submetidos devem estar dentro do escopo da RBHC, ou seja, trabalhos originais, inéditos e de qualidade na área de História da Ciência e da Tecnologia, reconhecendo a importância de sua articulação com os campos da Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências. Não são aceitos recortes de teses/dissertações. Todos os artigos derivados de teses/dissertações deverão apresentar coerência e completude próprias, sem dependência da leitura do material de origem.

 

Pareceristas

 O processo de avaliação segue o regime de duplo-cego, e tem a duração média de quatro meses entre a submissão do artigo e a decisão final. No caso de temas em que exista pequena disponibilidade de especialistas, particularmente no Brasil e para artigos em português, os autores devem estar cientes que o tempo de avaliação pode ser significativamente dilatado. Se aprovadas na análise editorial preliminar, que determina se quaisquer contribuições serão consideradas para publicação, elas são submetidas a dois especialistas para avaliação (exceto no caso de submissões para as seções ResenhasDocumentos e FontesEntrevistas e DepoimentosCartas, e Tradução, que poderão ser aceitas por ato editorial). No caso de conflito de interesses ou divergência entre os pareceristas, o trabalho será enviado a um terceiro avaliador.

 

Leitores

A RBHC adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que implica o livre acesso e compartilhamento do conteúdo, desde que observado o respeitante crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Possíveis erros e problemas serão comunicados ao Editor-chefe.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Processo de Avaliação por Pares

Todos os trabalhos submetidos à RBHC são submetidos à avaliação editorial preliminar pelos editores, que busca averiguar se estão enquadrados no foco e no escopo da revista. Se aprovados nessa etapa, seguem para avaliação de dois pareceristas especialistas no tema do texto em apreciação. Em caso de discordância, o trabalho será enviado a um terceiro parecerista.

Os pareceristas avaliam os trabalhos submetidos em relação à originalidade, fundamentação teórica e metodológica, clareza na argumentação e nas conclusões, inserção nos estudos já existentes na temática do trabalho, entre outros pontos.

O resultado da avaliação pode ser: 

  • Submissão rejeitada na avaliação editorial preliminar;
  • Aceito sem modificações;
  • Aceito com modificações. Nesse caso, os autores deverão submeter uma versão corrigida, acompanhada de uma carta indicando as correções/alterações realizadas;
  • Recusado;
  • O trabalho deve ser ressubmetido para avaliação. Nesse caso, será iniciado um novo processo de avaliação, passando por todas as etapas editoriais.

Em alguns casos, trabalhos enviados para as seções ResenhasDocumentos e FontesEntrevistas e DepoimentosCartas, Tradução poderão ser aceitos por ato editorial.

Em todo caso, a decisão final caberá aos editores.

A lista de pareceristas em cada volume é publicada sempre no segundo número.

 

 Política de Plágio

O trabalho não contém plágio ou autoplágio. Seguindo as diretrizes para Reciclagens de Textos do Committee on Publication Ethics (COPE), os editores entendem por plágio a apropriação, incorporação ou cópia de ideias e trechos de artigos sem reconhecimento de autoria ou fonte. O autoplágio ocorre quando seções do mesmo texto aparecem (geralmente sem atribuição) em mais de uma publicação do próprio autor.

A RBHC utiliza, por meio de convênio com a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o software Similarity Checka fim de garantir que todo trabalho submetido e publicado pela revista não contenha qualquer plágio. Qualquer plágio ou autoplágio identificado implicará na recusa imediata da submissão.

 

 Política de Correção e Retratação

As correções de eventuais erros serão feitas pelos autores a partir de solicitação da Equipe Editorial, observando-se os detalhes abaixo, de acordo com as Diretrizes para Retratação do Committee on Publication Ethics (COPE).

Os editores devem considerar corrigir e retratar uma publicação se:

a) Eles têm evidências claras de que as descobertas não são confiáveis, seja como resultado de um grande erro (por exemplo, erro de cálculo ou erro experimental), ou como resultado de fabricação (por exemplo, de dados) ou falsificação (por exemplo, manipulação de imagens);

b) Identificado plágio ou autoplágio

c) Os achados de pesquisa foram publicadas em outro lugar sem comunicação aos editores;

d) Os direitos autorais foram infringidos ou há algum outro problema legal sério (por exemplo, difamação, privacidade ou dados sem autorização de uso);

e) Relata pesquisas antiéticas;

f) Foi publicado exclusivamente com base em um processo de revisão por pares comprometida ou manipulada;

g) Os autores não informara um conflito de interesse relevante que, na visão do editor, teria afetado indevidamente as interpretações do manuscrito ou as recomendações dos editores e pareceristas.

 

Os avisos de correção e retratação devem:

a) Estar vinculados ao artigo corrigido ou retratado;

b) Identificar claramente o artigo corrigido ou retratado (por exemplo, incluindo o título e os autores no cabeçalho da retratação ou citando o artigo retratado);

c) Ser claramente identificados como correção ou retratação (ou seja, distinto de outros tipos de correção ou comentário);

d) Ser publicados imediatamente, para minimizar os efeitos nocivos;

e) Estar disponíveis gratuitamente para todos os leitores;

f) Declarar quem está corrigindo ou retratando o artigo;

g) Indicar o(s) motivo(s) da correção ou retratação;

h) Ser objetivos, factuais e evitarão linguagem inflamatória.

 

Uma publicação não será corrigida e retratada se:

a) Apesar de possível disputa pela autoria do manuscrito, não há razão para duvidar da validade das descobertas;

b) Os achados de pesquisa permanecem confiáveis e a correção pode resolver possíveis erros;

c) Os editores tem evidências inconclusivas para apoiar a retratação ou estão aguardando informações adicionais, como de uma investigação institucional;

d) Os conflitos de interesse dos autores foram relatados à revista após a publicação, mas, na opinião dos editores, não é provável que tenham influenciado as interpretações ou as conclusões do artigo.