Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição está dentro do escopo da RBHC, ou seja, trabalhos originais, inéditos e de qualidade na área de História da Ciência e da Tecnologia, reconhecendo a importância de sua articulação com os campos da Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências.
  • O/a/os autor/a/es, caso tenham tido artigo recentemente aceito para publicação ou já publicado, cumpriram o interstício mínimo de 1 (um) ano entre esta submissão e a anterior.
  • O trabalho não contém plágio ou autoplágio. Qualquer plágio ou autoplágio identificado implicará na recusa imediata da submissão.
  • O texto não contém a identificação dos autores. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  • NOVAMENTE: Certifique-se de que o texto não conte´m a identificação dos autores NÃO APENAS NO CORPO DO TEXTO, MAS TAMBÉM NAS PROPRIEDADES DO ARQUIVO. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salva
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Brasileira de História da Ciência publica semestralmente artigos, ensaios, resenhas de livros e notas de pesquisa inéditos; transcrições e traduções comentadas de fontes primárias pouco acessíveis; depoimentos, debates e entrevistas. Sua missão primeira é divulgar trabalhos originais, inéditos e de qualidade na área de História da Ciência e da Tecnologia, reconhecendo a importância de sua articulação com os campos da Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências. Aceitam-se trabalhos em português, inglês, francês e espanhol.

Não são aceitos recortes de teses/dissertações. Todos os artigos derivados de teses/dissertações deverão apresentar coerência e completude próprias, sem dependência da leitura do material de origem.

As opiniões expressas em qualquer contribuição publicada não refletem necessariamente aquelas dos Editores, dos membros do Conselho Científico Consultivo ou da Sociedade Brasileira de História da Ciência (Diretoria, Conselho Deliberativo ou associados em geral), sendo sempre de responsabilidade de seus autores.

Se aprovadas na análise editorial preliminar, que determina se quaisquer contribuições serão consideradas para publicação, elas são submetidas a dois especialistas para avaliação (exceto no caso de submissões para as seções Resenhas, Documentos e Fontes, Entrevistas e Depoimentos, Cartas, e Tradução, que poderão ser aceitas por ato editorial). No caso de divergência entre os pareceristas, o trabalho será enviado a um terceiro avaliador.

O processo de avaliação segue o regime de duplo-cego, e tem a duração média de quatro meses entre a submissão do artigo e a decisão final. No caso de temas em que exista pequena disponibilidade de especialistas, particularmente no Brasil e para artigos em português, os autores devem estar cientes que o tempo de avaliação pode ser significativamente dilatado.

Cabe aos Editores a decisão final referente à publicação das contribuições recebidas.

Os Editores reservam-se o direito de introduzir pequenas alterações na redação e apresentação dos originais aprovados para publicação, visando manter a uniformidade e a qualidade da revista, respeitando o estilo e as opiniões dos autores.

Autores que tiveram artigos aceitos para publicação deverão cumprir um interstício de 1 ano para submeter um novo trabalho, a contar da data de submissão do artigo anterior.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO

Artigos, ensaios, depoimentos e entrevistas, documentos e fontes, cartas:

Para consideração com vistas à publicação, os trabalhos deverão ser enviados em arquivo do tipo DOC ou  DOCX , após cuidadosa revisão ortográfica e gramatical, e obrigatoriamente formatados de acordo com o modelo disponível nesse link  (ver normas abaixo para mais detalhes).

No momento da submissão, deve ser indicada UMA das seções da revista para a qual o texto deve ser considerado.

Resenhas

Editoras ou autores interessados em encaminhar livros para serem resenhados devem entrar em contato pelo e-mail revistasbhc@sbhc.org.br. Cabem aos editores as decisões sobre a pertinência da resenha e a escolha do resenhista.

NORMAS EDITORIAIS

As colaborações para a Revista Brasileira de História de Ciência devem ser inéditas, sempre enviadas em arquivos do tipo DOC ou DOCX, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço 1,5 entre linhas e margens de 2,5cm, seguindo, OBRIGATORIAMENTE, o modelo disponível nesse link.

Os artigos devem ter, no máximo, 10000 (dez mil) palavras, excluindo as Referências Bibliográficas. Trabalhos que ultrapassem esse limite deverão ser justificados pelos autores e poderão não ser aceitos. Textos em outras categorias (Resenhas, Cartas etc.) têm outro limite de palavras. Verificar as especificidades de cada seção.

Os arquivos não devem conter qualquer indicação de autoria.

Em qualquer tipo de contribuição, não personalizar o estilo ou utilizar no texto marcas desnecessárias, como recuo, grifo, bordas, negrito etc.

As notas de rodapé devem ser incluídas apenas para esclarecer assuntos tangenciais à argumentação principal.

As referências bibliográficas citadas deverão ser listadas ao final do artigo, em seção específica.

Apenas após a aceitação do artigo, os autores poderão incluir informações biográficas e agradecimentos, se houver, conforme orientação dos editores. É obrigatório informar o identificador ORCID para todos os autores do artigo aceito.

Instruções específicas

Artigos, documentos e fontes, cartas:

Deverão ter um título no idioma principal da contribuição e em inglês, e ser acompanhados de dois resumos (idioma principal e inglês, cada um contendo até 250 palavras e de três a cinco palavras-chave indicativas do conteúdo do trabalho (idioma principal e inglês). Para contribuições desse tipo, cujo idioma principal for o inglês, é obrigatório acrescentar título, resumo e palavras-chave em português.

Ensaios, depoimentos e entrevistas

No caso de ensaios e depoimentos, os Editores definirão a pertinência de resumos e palavras-chave.

Resenhas

Resenhas devem incluir informações bibliográficas completas sobre a obra analisada.

Imagens

As imagens referentes aos trabalhos deverão ser digitalizadas em 300 dpi e enviadas no corpo do trabalho. Legendas e fonte/autoria (créditos) são obrigatórias e deverão constar no corpo do trabalho, abaixo da indicação da figura. Se necessário, os editores solicitarão aos autores o envio separado das imagens.

É de responsabilidade dos autores providenciar autorização para uso de imagens cobertas por direitos autorais.

Referências bibliográficas

Para citações no texto do artigo:

Um autor: Smith (2008); (Smith, 2008).

com indicação de página: Smith (2008, p. 20); (Smith, 2008, p. 20)

Dois autores: Smith e Rylance (1998); (Smith e Rylance, 1998)

com indicação de página: Smith e Rylance (1998, p, 304); (Smith e Rylance, 1998, p. 304)

Três ou mais autores: Smith et al. (1950); (Smith et al., 1950)

com indicação de página: Smith et al. (1950, p. 2); (Smith et al., 1950, p. 2)

Dois ou mais autores em uma mesma frase: “Smith (2008) e Roberts (1998) consideram…” OU “foram consideradas por alguns autores (Smith, 2008; Roberts, 1998).”

com indicação de página: “Smith (2008, p. 20) e Roberts (1998, p. 5) consideram…” OU “foram   consideradas por alguns autores (Smith, 2008, p, 20; Roberts, 1998, p. 5).”

Na seção “Referências Bibliográficas”, as citações devem ser escritas da seguinte forma:

LIVROS:

SOBRENOME, N. Título do livro em itálico: subtítulo não itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano.

Exemplos:

KRAGH, H. Introdução à historiografia da ciência. Trad. de Carlos Grifo Babo. Porto: Porto Editora, 2001.

PINSKY, C.B. (org.). Fontes históricas. 3ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2019.

Caso a publicação tenha mais de um autor, todos os demais autores devem ser nomeados.

CAPÍTULOS DE LIVROS:

SOBRENOME, N. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome do organizador (Org.). Título do livro em itálico: subtítulo não itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano. p. xxx [informar números de página em que o capítulo foi publicado]

Exemplo:

TEIXEIRA, E.S.; GRECA, I.M.; FREIRE Jr., O. Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de história e filosofia da ciência no ensino de física. In: PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F.P.; FERREIRA, J.M.H. (orgs.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EdUFRN, 2012. p. 9-40.

Caso a publicação tenha mais de um autor, todos os demais autores devem ser nomeados.

ARTIGOS EM PERIÓDICOS:

SOBRENOME, N. Título do artigo. Título do periódico em itálico, sem abreviatura. Cidade [em caso de necessidade], v. ___, n. ___, p. x-y, mês [em caso de necessidade] ano.

Exemplo:

VILLAS-BÔAS, A.L. O pensamento científico-tecnológico no contexto de formação e desenvolvimento do capitalismo até o século XIX. Revista da SBHC, n. 15, p. 3-10, 1996.

Caso a publicação tenha mais de um autor, todos os demais autores devem ser nomeados.

ARTIGOS EM PERIÓDICOS ELETRÔNICOS

SOBRENOME, N. Título do artigo. Título do periódico em itálico, sem abreviatura. Cidade [em caso de necessidade], v. ___, n. ___, p. x-y, mês [em caso de necessidade] ano. Disponível em: http://www.blablabla.com.br. Acesso em: 15 fev. 2021.

Caso a publicação tenha mais de um autor, todos os demais autores devem ser nomeados

TRABALHOS PUBLICADOS EM ATAS DE EVENTOS

SOBRENOME, N. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, nº da edição do evento, Ano, Cidade. Atas [...]. Cidade: Editora, ano, p. xxx.

Caso a publicação tenha mais de um autor, todos os demais autores devem ser nomeados

DOCUMENTOS

SOBRENOME, N. Título (se houver) ou descrição simples do documento: Ex: Carta de Pedro Álvares Cabral. Acervo ou número do documento. Cidade: Instituição, ano.

Exemplo:

ANÔNIMO. Optique ou traité des reflexions, refractions, inflexions et couleurs de la lumière par M. Newton, 1704. MS 2883. Paris: Bibliothèque de l’Arsenal, n.d.

Para outros tipos de referência diferentes dos acima, consulte as normas da ABNT 6023.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Artigos

Textos analíticos resultantes de estudos e pesquisas sobre temas de interesse para história da ciência e da tecnologia, divulgação da ciência, historiografia, museus e arquivos de ciência e tecnologia (até 10000 palavras)

Artigos (História das Ciências e Educação)

Textos analíticos resultantes de estudos e pesquisas sobre temas que envolvam as relações entre a história das ciências (e suas áreas afins) e a educação (até 10000 palavras)

Ensaios

Textos ensaísticos, revisões bibliográficas ou notas de pesquisa relacionados a temas de interesse para história da ciência e da tecnologia, e áreas correlatas (até  10000 palavras)

Depoimentos e Entrevistas

Debates e entrevistas com historiadores e outros estudiosos das ciências e tecnologias, cientistas, tecnologistas e professores sobre temas de interesse para a história das ciências e tecnologias, ensino e divulgação da ciência, historiografia, museus e arquivos de ciência e tecnologia, acompanhados de texto introdutório (até 10000 palavras)

Cartas

Comentários e críticas a artigos ou a qualquer texto publicado em números anteriores do periódico ou opinião sobre assuntos de interesse dos leitores (até 3000 palavras)

Documentos e Fontes

Transcrições de documentos históricos e/ou traduções da versão original de clássicos, acompanhadas de texto introdutório e comentários; material de divulgação de acervos e coleções de valor histórico acompanhado de texto introdutório etc. 

Dossiê Temático - Histórias Líquidas: Água, Ciência e Conhecimento na Modernidade

Informações aqui.

Submissões até 31/01/24.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.