A inserção de Charles Darwin no fluxo sanguíneo da ciência
um estudo de caso com base na sociologia da ciência latouriana
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v18i1.1078Palavras-chave:
sociologia da ciência, história da ciência, abordagem contextualizada, ensino de ciênciasResumo
Visões distorcidas da natureza da ciência, que retratam os cientistas como gênios peculiares, neutros e isolados, justificam, em grande medida, tanto o insucesso de uma educação científica adequada, como a resistência à ciência por parte de muitos estudantes. Charles Robert Darwin (1809-1882) é um exemplo dessa representação e o presente artigo busca desconstruí-lo. Com o objetivo de oferecer elementos que tornem os processos de ensino e aprendizagem mais alinhados com uma abordagem realista da natureza da ciência, utilizou-se a sociologia da ciência latouriana para empreender uma análise acerca da inserção de Darwin no fluxo sanguíneo da ciência, valendo-se de fontes históricas primárias e secundárias. Os resultados mostram que Darwin estabeleceu conexões multifacetadas com uma variedade de atores. Eles também destacam as inter-relações e a interdependência entre diferentes circuitos que permearam a trajetória de Darwin – circuitos estes que envolveram não apenas aspectos científicos, como geologia, zoologia e botânica, mas também campos aparentemente distantes, como religião, política e cultura. Ao adotar a perspectiva latouriana sobre a ação conjunta de humanos e não humanos, esta pesquisa fornece material que pode enriquecer estudos em educação científica e a formação de professores.
Downloads
Referências
AYALA, F.J. Darwin and the scientific method. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 106, p. 10033-10039, 2009.
BARLOW, N. (ed.). The autobiography of Charles Darwin 1809-1882. With the original omissions restored. Edited and with appendix and notes by his grand-daughter Nora Barlow. London: Collins, 1958.
BARTON, R. “Huxley, Lubbock, and half a dozen others”: professionals and gentlemen in the formation of the X Club. Isis, v. 89, n. 3, p. 410-444, 1998.
BATES, H.W. Contributions to an insect fauna of the Amazon Valley. Transactions of the Linnean Society of London, v. 23, p. 495-556, 1862.
BATES, H.W. The naturalist on the River Amazons: a record of adventures, habits of animals, sketches of Brazilian and Indian life, and aspects of nature under the Equator, during eleven years of travel. London: John Murray, 1863.
BIZZO, N.; EL-HANI, C.N. O arranjo curricular do ensino de evolução e as relações entre os trabalhos de Charles Darwin e Gregor Mendel. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 235-257, 2009.
BROOKS, J.L. Re-assessment of Alfred Russel Wallace’s contribution to the theory of organic evolution. Philadelphia: American Philosophical Society, 1969.
BROWNE, E.J. Charles Darwin, v. 1: voyaging. London: Jonathan Cape, 1995.
BROWNE, E.J. Charles Darwin, v. 2: the power of place. London: Jonathan Cape, 2002.
BROWNE, E.J. Darwin’s “Origin of species”: biography. New York: Grove Press, 2006.
CACHAPUZ, A. et al. (orgs.). A necessária renovação do ensino das ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CAMBRIDGE UNIVERSITY LIBRARY. Darwin Correspondence Project, 2022. Disponível em: https://www.darwinproject.ac.uk/. Acesso em: 25 nov. 2022.
CARMO, V.A. Concepções evolutivas de Charles Darwin no “Origin of species” e de Alfred Russel Wallace em “Darwinism”: um estudo comparativo. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
CARMO, V.A.; MARTINS, L.A.-C.P. Charles Darwin, Alfred Russel Wallace e a seleção natural: um estudo comparativo. Filosofia e História da Biologia, v. 1, p. 335-350, 2006.
CHALMERS, A.F. O que é ciência afinal? São Paulo: Braziliense, 1993.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.
CORRÊA, A.L. et al. História e filosofia da biologia como ferramenta no ensino de evolução na formação inicial de professores de biologia. Filosofia e História da Biologia, v. 5, n. 2, p. 217-237, 2010.
CORSI, P. The age of Lamarck: evolutionary theories in France. Berkeley: University of California Press, 1988.
COSTA, J.T. Wallace, Darwin, and the origin of species. Cambridge: Harvard University Press, 2014.
DARWIN, C. letter to Charles Lyell, 28 March 1859. Darwin Correspondence Project. Letter n. DCP-LETT-2437. Disponível em: https://www.darwinproject.ac.uk/. Acesso em 25 de nov. de 2022.
DARWIN, C. On the origin of species by means of natural selection, or the preservation of favoured races in the struggle for life. London: Murray, 1859.
DARWIN, C. letter to Henry Fawcett, 18 Sept. 1861. Darwin Correspondence Project. Letter n. DCP-LETT-3257. Disponível em: https://www.darwinproject.ac.uk/. Acesso em 25 de nov. de 2022.
DARWIN, C. Journal of researches into the natural history and geology of the countries visited during the voyage of HMS “Beagle” round the world, under the command of Capt. Fitz Roy. Ward: Lock, 1889.
DARWIN, C. letter to John Scott, 6 June 1893. Darwin Correspondence Project. Letter n. DCP-LETT-4206. Disponível em: https://www.darwinproject.ac.uk/. Acesso em 25 de nov. de 2022.
DARWIN, C. letter to Robert FitzRoy, 19 Sept. 1831. Darwin Correspondence Project. Letter n. DCP-LETT-131. Disponível em: https://www.darwinproject.ac.uk/. Acesso em 25 de nov. de 2022.
DARWIN, C.; WALLACE, A.R. On the tendency of species to form varieties; and on the perpetuation of varieties and species by natural means of selection. Journal of the Proceedings of the Linnean Society of London, Zoology, v. 3, n. 9, p. 45-62, 1858.
DEPEW, D.J. The rhetoric of the “Origin of species”. In: RUSE, M; RICHARDS, R. J. (eds.). The Cambridge companion to the “Origin of species”. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p. 237-255.
DESMOND, A.; MOORE, J. Darwin. London: Penguin Books, 1992.
DESMOND, A.; MOORE, J. Darwin’s sacred cause: how a hatred of slavery shaped Darwin’s view on human evolution. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2009.
FOUREZ, G. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Colihue, 1997.
GIL-PÉREZ, D. et al. Por uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-253, 2001.
GOULD, S.J. A evolução como fato e teoria. In: GOULD, S.J. A galinha e seus dentes e outras reflexões sobre história natural. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p. 253-262.
GOULD, S.J. O sorriso do flamingo: reflexões sobre história natural. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
HERSCHEL, J.F.W. Preliminary discourse on the study of natural philosophy. London: Longman, Rees, Orme, Brown, and Green, 1831.
HODSON, D. Seeking directions for change: the personalization and politicization of science education. Curriculum Studies, v. 2, n. 1, p. 71-98, 1994.
HULL, D.L. Darwin and his critics. Cambridge: Harvard University Press, 1973.
JENSEN, G.M. Charles Darwin (1809-1882) e os peixes elétricos: história e natureza da ciência no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
KRIZEK, J.P.O. Como (não) ensinar o lamarckismo: orientações a partir da história da Biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 17, n. 1, p. 320-343, 2024.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: EdUFBA, 2012.
LATOUR, B. Cogitamus: seis cartas sobre as humanidades científicas. São Paulo: Editora 34, 2016.
LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
MARCO, B. La alfabetización científica. In: PERALES, F.; CANÃL, P. (eds.). Didáctica de las ciencias experimentales. Alcoy: Marfil, 2000. p. 141-164.
MATTHEW, H.C.G.; HARRISON, B. (eds.). ODNB: Oxford dictionary of national biography: from the earliest times to the year 2000. Oxford: Oxford University Press, 2004.
MAYR, E. The growth of biological thought: diversity, evolution, and inheritance. Cambridge: Belknap, 1982.
MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
MCCOMAS, W.F. Principal elements of nature of science: informing science teaching while dispelling the myths. In: McCOMAS, W.F. (ed.). Nature of science in science instruction: rationales and strategies. Cham: Springer, 2020. p. 35-66.
MCKINNEY, H.L. Wallace and natural selection. New Haven: Yale University Press, 1972.
MELO, J.P. et al. Uma contribuição ao ensino de genética por meio de uma abordagem do trabalho de Mendel à luz do fluxo sanguíneo da ciência de Bruno Latour. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, e34556, 2022.
POWELL, B. Essays on the spirit of the inductive philosophy: the unity of worlds and the philosophy of creation. London: Longman, Brown, Green, and Longmans, 1855.
RADICK, G. Is the theory of natural selection independent of its history? In: HODGE, J; RADICK, G. (eds.). The Cambridge companion to Darwin. Cambridge: Cambridge University Press, 2003, p. 143-167.
REGNER, A.C.K.P. Razão, experiência e imaginação na ciência – o caso de Charles Darwin. In: SILVA, C.C. (ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. p. 305-325.
RUSE, M. Darwin’s debt to philosophy: an examination of the influence of the philosophical ideas of John F.W. Herschel and William Whewell on the development of Charles Darwin’s theory of evolution. Studies in History and Philosophy of Science, v. 6, n. 2, p. 159-181, 1975.
RUSE, M. The Cambridge encyclopedia of Darwin and evolutionary thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
RUSE, M. The problem of war: Darwinism, Christianity, and their battle to understand human conflict. Oxford: Oxford University Press, 2018.
SILVA, T.T. Darwin na sala de aula: replicação de experimentos históricos para auxiliar a compreensão da teoria evolutiva. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
SILVA, F.A.R. et al. Teoria ator-rede, literatura e educação em ciências: uma proposta de materialização da rede sociotécnica em sala de aula. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 1, p. 47-64, 2016.
VAN DEN BERGH, J.C.J.M. Pre-Darwinism, Darwinism and Neo-Darwinism. In: VAN DEN BERGH, J.C.J.M. Human evolution beyond biology and culture: evolutionary social, environmental and policy sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. p. 45-85.
VAN WYHE, J. (ed.). The complete work of Charles Darwin online, 2002. Disponível em: http://darwin-online.org.uk/. Acesso em: 25 nov. 2022.
WALLACE, A.R. On the law which has regulated the introduction of new species. Annals and Magazine of Natural History (2nd series), v. 16, p. 184-196, 1855.
WALLACE, A.R. My life: a record of events and opinions. 2 v. London: Chapman & Hall, 1905.
WHITE, R.M. et al. Darwin and the argument by analogy: from artificial to natural selection in the “Origin of species”. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Pedro Ocanha Krizek

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.