As práticas femininas e os conhecimentos sobre a matéria

alguns antigos cosméticos

Autores

  • Laís dos Santos Pinto Trindade Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência (PUC-SP)
  • Maria Helena Roxo Beltran Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v10i1.114

Palavras-chave:

história da química, ciência e techné, destilação, cosméticos

Resumo

Entre os séculos 16 e 18, foram publicados muitos textos dirigidos às damas. Alguns deles foram escritos por mulheres. Esses textos traziam os mais variados procedimentos para a preparação de medicamentos e cosméticos. Embora aos olhos de hoje, esses livros possam parecer apenas curiosas coleções de receitas, quando cuidadosamente investigados revelam elaborados conhecimentos sobre manipulações e transformações da matéria. Tais conhecimentos ajudaram a tecer a trama da sabedoria humana concernente às ciências da matéria. Assim, o principal objetivo deste artigo é revelar parte dessa trama, analisando uma série de receitas para a preparação de cosméticos, com foco em algumas prescrições publicadas em livros dedicados às damas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís dos Santos Pinto Trindade, Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência (PUC-SP)

Doutora em História da Ciência. Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Helena Roxo Beltran, Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência (PUC-SP)

Doutora em Comunicação e Semiótica, com especialização em História da Ciência, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

19-06-2017

Edição

Seção

Artigos