Ciência e religião em conflito na sala de aula
episódios históricos como propostas para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v9i2.168Palavras-chave:
ciência e religião, ensino de ciências, formação de professores, história das ciências no ensinoResumo
Conflitos em sala de aula envolvendo a teoria da evolução e o criacionismo têm sido discutidos em pesquisas no ensino de ciências. Em geral, a literatura analisa situações e crenças que promovem a intolerância cultural e uma certa dissonância cognitiva com relação aos conteúdos científicos. Ademais, alguns trabalhos apontam que uma parte significativa de estudantes, de diversos níveis, e mesmo professores das ciências, apresentam uma visão simplista da relação entre ciência e religião. Essas questões têm extrapolado os muros da biologia, quando no ensino da lei da gravitação universal, do heliocentrismo e do modelo do Big Bang, questões evolucionistas são trazidas para a sala de aula. Uma demanda por este tema é apresentada a partir de uma narrativa autobiográfica na qual um professor de física foi abordado com questões que transcendiam a física em si. Assim, este trabalho analisa tal questão mediante a literatura atual de pesquisas no ensino de ciências e propõe abordagens da história da ciência como uma das estratégias metodológicas possíveis para se lidar com esses desafios, além de promover reflexões sobre a natureza das ciências. Recortes históricos envolvendo a ciência e as concepções religiosas de Isaac Newton e Charles Darwin foram escolhidos por abarcarem temas que fazem emergir tais debates em sala de aula e por estarem presentes em diversos documentos oficiais para o ensino de ciências. Apontar elementos para auxiliar os educadores a vivenciarem tal experiência é um dos objetivos deste trabalho. Desse modo, além de apresentar resultados no âmbito da pesquisa acadêmica, este trabalho volta-se, também, para professores em formação inicial ou continuada, bem como para seus formadores, como inspiração e sugestão de materiais e encaminhamentos didáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.