Ciência e religião em conflito na sala de aula

episódios históricos como propostas para a formação de professores

Autores

  • Karel Pontes Leal Universidade de São Paulo (USP)
  • Thaís Cyrino de Mello Forato Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Marcília Elis Barcellos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca campus Petrópolis (CEFET-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v9i2.168

Palavras-chave:

ciência e religião, ensino de ciências, formação de professores, história das ciências no ensino

Resumo

Conflitos em sala de aula envolvendo a teoria da evolução e o criacionismo têm sido discutidos em pesquisas no ensino de ciências. Em geral, a literatura analisa situações e crenças que promovem a intolerância cultural e uma certa dissonância cognitiva com relação aos conteúdos científicos. Ademais, alguns trabalhos apontam que uma parte significativa de estudantes, de diversos níveis, e mesmo professores das ciências, apresentam uma visão simplista da relação entre ciência e religião. Essas questões têm extrapolado os muros da biologia, quando no ensino da lei da gravitação universal, do heliocentrismo e do modelo do Big Bang, questões evolucionistas são trazidas para a sala de aula. Uma demanda por este tema é apresentada a partir de uma narrativa autobiográfica na qual um professor de física foi abordado com questões que transcendiam a física em si. Assim, este trabalho analisa tal questão mediante a literatura atual de pesquisas no ensino de ciências e propõe abordagens da história da ciência como uma das estratégias metodológicas possíveis para se lidar com esses desafios, além de promover reflexões sobre a natureza das ciências. Recortes históricos envolvendo a ciência e as concepções religiosas de Isaac Newton e Charles Darwin foram escolhidos por abarcarem temas que fazem emergir tais debates em sala de aula e por estarem presentes em diversos documentos oficiais para o ensino de ciências. Apontar elementos para auxiliar os educadores a vivenciarem tal experiência é um dos objetivos deste trabalho. Desse modo, além de apresentar resultados no âmbito da pesquisa acadêmica, este trabalho volta-se, também, para professores em formação inicial ou continuada, bem como para seus formadores, como inspiração e sugestão de materiais e encaminhamentos didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karel Pontes Leal, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.

Thaís Cyrino de Mello Forato, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professora no Curso de Ciências – Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática, da Universidade Federal de São Paulo.

Marcília Elis Barcellos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca campus Petrópolis (CEFET-RJ)

Professora do curso de Licenciatura em Física, campus Petrópolis.

Downloads

Publicado

19-12-2016

Edição

Seção

Artigos