Uma discussão acerca dos contextos da descoberta e da justificativa

a dinâmica entre hipótese e experimentação na ciência

Autores

  • Anabel Cardoso Raicik Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luiz O. Q. Peduzzi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v8i1.173

Palavras-chave:

experimentação exploratória, contexto da descoberta e da justificativa, ensino de ciências

Resumo

Neste ensaio discute-se o diálogo entre hipótese e experimentação na construção do conhecimento científico, explicitando as novas preocupações epistêmicas que se teve com o experimento, sobretudo no início dos anos 80. Apresenta-se, sucintamente, concepções da experimentação normalmente disseminadas no ensino de ciências. Através do conceito de experimentação exploratória, delineado por Steinle, discorre-se sobre a distinção explicitada por Reichenbach entre os contextos da descoberta e da justificativa evidenciando, por meio de uma revisão bibliográfica, pertinentes objeções a essa dicotomia à luz da moderna filosofia da ciência.

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Biografia do Autor

Anabel Cardoso Raicik, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda noPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Luiz O. Q. Peduzzi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor do Departamento de Física/Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

22-06-2015

Edição

Seção

Ensaios