Os norte-americanos na missão à Amazônia, em 1923

Autores

  • Luciene Pereira Carris Cardoso Laboratório de Geografia Política da Universidade de São Paulo (USP)
  • Alda Heizer Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v5i1.273

Palavras-chave:

Amazônia, território, missão

Resumo

O presente artigo resulta das investigações realizadas sobre a presença da missão norte-americana da borracha, a American Rubber Mission (de 1923-1924), na Amazônia. Para tal, foram utilizados os relatórios produzidos pelos membros da referida missão ressaltando sua composição e sua atuação, bem como a apropriação dos resultados para investimentos futuros na região. Estes resultados foram enviados para o governo dos Estados Unidos confirmando a viabilidade do cultivo da borracha para uso da indústria automobilística norte-americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Pereira Carris Cardoso, Laboratório de Geografia Política da Universidade de São Paulo (USP)

Pós-doutoranda do Laboratório de Geografia Política, da Universidade de São Paulo, desenvolve pesquisa sobre “As fronteiras pátrias brasileiras (1883-1909)”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Antônio Carlos Robert Moraes.

Alda Heizer, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Doutora em História das Ciências pelo IG/Unicamp, desenvolve pesquisa sobre coleções científicas no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e é professora de História da Botânica no programa de Pós-graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ.

Downloads

Publicado

28-06-2012

Edição

Seção

Artigos