John Banks
um professor independente e itinerante de Filosofia Natural e Experimental no limiar da Revolução Industrial Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v5i1.285Palavras-chave:
John Banks, Professor Independente e Itinerante, Filosofia Natural e Experimental, Revolução Industrial, InglaterraResumo
Na Inglaterra do século XVIII, os diversos cursos ministrados pelos professores independentes e/ou itinerantes de Filosofia Natural e Experimental, com seus manuais e programas de aulas, baseados, sobretudo, nas teorias físicas newtonianas, constituíram-se nos principais instrumentos da disseminação e popularização de um ideal de Ciência Aplicada, que preconizava efetivamente a aplicação dos resultados do conhecimento científico às necessidades da população e da produção da vida material. Assim, as atividades de cursos e publicações dos professores independentes e/ou itinerantes contribuíram para tornar acessíveis os princípios da Ciência Mecânica e Experimental àqueles homens que foram os protagonistas da transformação da Inglaterra na primeira potência industrial do planeta. Entre estes professores estava John Banks, que oferecia seus cursos e conhecimentos especializados em Mecânica e Maquinismo para muitos industriais, engenheiros e mecânicos que estiveram à frente do processo de transformação da produção industrial da Inglaterra, constituindo-se ele mesmo num dos principais expoentes intelectuais deste processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.