A trajetória do sangue no corpo humano

a história da ciência na formação continuada de professores de biologia

Autores

  • Thaís Gimenez da Silva Augusto Universidade Estadual Paulista (UNESP - Jaboticabal)
  • Carlos Aparecido da Silva Junior Programa Interinstitucional em Ciências Fisiológicas (UNESP/UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v13i2.37

Palavras-chave:

Ensino de biologia, formação de professsores, circulação sanguínea, ensino médio

Resumo

A literatura aponta a importância da abordagem da História da Ciência para que os estudantes compreendam a natureza do conhecimento científico e como o mesmo é produzido. Contudo, os professores raramente recebem formação sobre essa temática. Por esses motivos, foi elaborado um curso de formação para professores de Biologia sobre História e Filosofia da Ciência. O presente artigo, analisa os resultados do encontro que tratou da história das ideias sobre circulação sanguínea. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção. A análise mostrou que o encontro contribuiu para uma visão mais ampla sobre a História da Ciência em relação a um tema sobre o qual os professores pouco sabiam.

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Biografia do Autor

Thaís Gimenez da Silva Augusto, Universidade Estadual Paulista (UNESP - Jaboticabal)

Professora de didática e prática de ensino no Departamento de Economia, Administração da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP, campus de Jaboticabal).

Carlos Aparecido da Silva Junior, Programa Interinstitucional em Ciências Fisiológicas (UNESP/UFSCar)

Mestre em ciências fisiológicas pelo Programa Interinstitucional em Ciências Fisiológicas.

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Publicado

15-12-2020

Edição

Seção

Artigos (História das Ciências e Educação)