História e filosofia da ciência no ensino de química

entre a negação e o devir

Autores

  • Gisandro Cunha Ilha Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Martha Bohrer Adaime Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v13i2.38

Palavras-chave:

Ensino, aprendizagem de química, formação discursiva, codiscurso

Resumo

Neste estudo, tendo como horizonte de pesquisa algumas questões que põem em análise o ensino -aprendizagem de química na perspectiva da história e filosofia da ciência, definimos como objetivo principal a exploração dos diferentes discursos envolvidos. Utilizamo-nos da noção-conceito de formação discursiva como dispositivo teórico de análise. Como resultado, constatamos uma espécie de ladainha endógena, de consequências paralisantes ao trabalho nesta perspectiva, advinda principalmente de uma disputa inócua de bases sintático-semânticas. A alternativa que apontamos foi para uma nova composição estruturada na consideração do discurso do outro como um codiscurso.

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Biografia do Autor

Gisandro Cunha Ilha, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em educação pela Universidade Federal de Santa Maria

Martha Bohrer Adaime, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora na Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

15-12-2020

Edição

Seção

Artigos (História das Ciências e Educação)