O episódio copernicano revisitado pela via das práticas científicas e a utilização do Dispositivo de Tusi

Autores

  • Emanuel Cardoso Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca | Cefet-RJ
  • Marcília Barcellos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca | Cefet-RJ
  • Andreia Guerra Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca | Cefet-RJ

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v14i1.469

Palavras-chave:

história da ciência, Copérnico, ciência árabe

Resumo

O trabalho revisita o episódio copernicano sob a perspectiva das práticas científicas. Sob esse ponto de vista, surgem outros fatores sociais e personagens que influenciaram também a produção do conhecimento científico. As práticas mais latentes reveladas pela pesquisa foram aquelas de tradução, formação de grupos de estudos e redes de produção de conhecimento. Será abordado o dispositivo matemático conhecido como Par de Tusi, que se relaciona diretamente com a interpretação de unificação de movimentos circulares e retilíneos defendida por Copérnico. Esse dispositivo tem a marca da astronomia árabe e, a partir dele, é possível destacar a existência e importância de autores árabes como movimento de defesa da ciência como elemento cultural que é produzido no encontro de culturas. Compreender esse encontro passa por analisar o contexto da Universidade de Pádua e da relação da produção científica com o processo civilizatório vigente na época, no que diz respeito às migrações e interesses econômicos, as práticas de tradução e a incorporação cultural de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ver no arquivo.

Downloads

Publicado

12-08-2021

Edição

Seção

Artigos (História das Ciências e Educação)