Antirrealismo e indução

a epistemologia da física no jovem Mário Schenberg

Autores

  • Alexander Brilhante Coelho Universidade de São Paulo (USP)
  • Ivã Gurgel Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v12i2.63

Palavras-chave:

Epistemologia, Mário Schenberg, Luiz Freire, identidade científica

Resumo

Caracterizamos neste artigo a postura epistemológica do jovem Mário Schenberg, tal como expressada em seu primeiro no trabalho, Os princípios da mecânica, publicado em 1934 pela Revista Polytechnica. Destacamos os diálogos explícitos e implícitos que Schenberg trava com epistemólogos e físicos da transição do século XIX para o XX, particularmente os diálogos com Pierre Duhem e Ernst Mach. À época, Schenberg defende uma epistemologia antirrealista e instrumentalista, contra uma invasão de elementos metafísicos na teoria. O jovem Schenberg defende, ainda, a segurança do processo de teorização por indução, com uma ascensão dos experimentos às leis e das leis a teoria. No momento da publicação do artigo, Schenberg era um estudante de engenharia da Escola Politécnica de São Paulo, recém transferido da Escola de Engenharia de Pernambuco, onde conhecera o professor Luiz Freire. A influência de Freire foi determinante sobre a trajetória científica de Schenberg, que se tornaria o primeiro físico teórico stricto sensu do Brasil. É por meio de Freire que Schenberg se aproxima de uma tradição relativamente marginal de professores das escolas de engenharia que foram construindo, ao longo das primeiras décadas do século XX, uma identidade científica. Esse grupo de professores militava pela “ciência pura”, se contrapondo ao utilitarismo predominante nas escolas politécnicas no período anterior à fundação das universidades. O artigo de Schenberg pode ser lido como um dos últimos trabalhos dessa tradição de engenheiros com identidade científica, um trabalho que, ao mesmo tempo que carrega alguns traços da tradição politécnica, aponta para uma reflexão que só se desenvolveria plenamente com o surgimento de um regime científico disciplinar no interior das faculdades de ciências fundadas na segunda metade dos anos 1930

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Biografia do Autor

Alexander Brilhante Coelho, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre e doutorando em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo.

Ivã Gurgel, Universidade de São Paulo (USP)

Professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

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Publicado

16-12-2019

Edição

Seção

Artigos