As ideias iniciais de Clausius sobre entropia e suas possíveis contribuições à formação de professores

Autores

  • Katya Margareth Aurani Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v11i1.67

Palavras-chave:

Entropia, história da termodinâmica, formação de professores

Resumo

Através da análise dos resultados de Carnot publicados em 1824, Clausius estabelece as duas leis da termodinâmica e a definição formal da entropia, em 1867. Mostramos que o ponto de partida de Clausius foi uma suposição que é desconhecida atualmente; segundo ele existiria nos ciclos reversíveis uma equivalência das transformações. Ele elaborou sua suposição inicial em forma de um teorema, que ele chamou de “teorema da equivalência das transformações”. Quantificando essa equivalência,no ciclo reversível,ele estabeleceu inicialmente valores equivalentes para as transformações que hoje reconhecemos como sendo os valores da entropia associados às transformações. A equivalência das transformações constitui uma compreensão original do conceito de entropia por Clausius,que é totalmente coerente com o quadro conceitual moderno da termodinâmica. Discutimos algumas contribuições dessas concepções para a formação de professores, e alguma ideias de Amélia I. Hamburger, e de Michael R. Matthews, sobre a utilização da história e filosofia da ciência na formação de professores.

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Biografia do Autor

Katya Margareth Aurani, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutora em Epistemologia e História da Ciência pela Universidade de Paris VII. Atualmente é professora na Universidade Federal do ABC.

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Publicado

17-06-2018

Edição

Seção

Artigos (História das Ciências e Educação)