A construção coletiva da ligação química por químicos

um estudo sobre a emergência de um fato científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.753

Palavras-chave:

hist´ória da química, ligação química, epistemologia da ciência, Ludwig Fleck (1896-1961)

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar quais foram os estilos de pensamento que permearam a percepção orientada de linus pauling, gilbert lewis, irving langmuir, richard abegg, walther kossel, enquanto construíam o conceito da ligação química. Para análise de dados foi usada a epistemologia de fleck. A ligação química fundamentada como um par de elétrons compartilhado foi um processo de construção do coletivo e estilo de pensamento de químicos, que tiveram conflitos ora entre si, ora entre coletivos de pensamentos próximos, como os físicos. Houve também trabalho cooperativo entre os químicos, o que fortaleceu a teoria da ligação de valência (tlv) e o não reducionismo da química à física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO NETO, W.N. A noção clássica de valência e o limiar da representação estrutural. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 1, n. 7, p. 13-24, dez. 2007. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/07/a04.pdf. Acesso em: 1 set. 2022.

CONDÉ, M.L.L. Paradigma versus estilo de pensamento na história da ciência. In: FIGUEIREDO, B.G.; CONDÉ, M.L. Ciência, história e teoria. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319963248_Paradigma_versus_estilo_de_pensamento_na_historia_da_ciencia. Acesso em: 24 mar. 2022.

CONDÉ, M.L.L. Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

CONDÉ, M.L.L. Um papel para a história: o problema da historicidade da ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2017.

CONDÉ, M.L.L. Mutações no estilo de pensamento: Ludwik Fleck e o modelo biológico na historiografia da ciência. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, v. 6, n. 1, p. 155-186, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/20236. Acesso em: 24 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/rfmc.v6i1.20236

DELIZOICOV, D. et al. Sociogênese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuições a partir do referencial fleckiano. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 1, p. 52-69, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10054. Acesso em: 24 mar. 2022.

FILGUEIRAS, C.A.L. Gilbert Lewis e o centenário da teoria de ligação por par de elétrons. Química Nova, v. 39, n. 10, p. 1262-1268, 2016. Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=6532. Acesso em: 26 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20160171

FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

GONÇALVES-MAIA, R. Linus Pauling: a natureza da ligação química. Lisboa: Colibri, 2017.

GREENBERG, A. Uma breve história da química: da alquimia às ciências moleculares modernas. São Paulo: Edgard Blucher, 2009.

GUGLIOTTI, M. Irving Langmuir: o milagre da ciência. Química Nova, v. 24, n. 4, p. 568-572, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/JLGgCzSgr4ghxRxQq4mxZ5c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422001000400020

HAGER, T. Linus Pauling and the chemistry of life. New York: Oxford University Press, 1998.

HARRIS, M.L. Chemical reductionism revisited: Lewis, Pauling and the physico-chemical nature of the chemical bond. Studies in History and Philosophy of Science, v. 1, n. 39, p. 78-90, 2007. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S003936810700088X?via%3Dihub. Acesso em: 25 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.shpsa.2007.11.006

HOLLAUER, E. Química quântica. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.

LEWIS, G.N. The atom and the molecule. Journal of the American Chemical Society, v. 38, n. 4, p. 762-785, 1916. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/ja02261a002. Acesso em: 26 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1021/ja02261a002

LEWIS, G.N. Valence and the structure of atoms and molecules. New York: The Chemical Catalog Company, 1923. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/jctb.5000430107. Acesso em: 26 mar. 2022.

LORENZETTI, L.; MUENCHEN, C.; SLONGO, I.I.P. A recepção da epistemologia de Fleck pela pesquisa em educação em ciências no Brasil. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 3, p. 181-197, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/HPtNKZkPdKf9gPNtQLVxcVB/?format=html. Acesso em: 31 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172011150311

LORENZETTI, L.; MUENCHEN, C; SLONGO, I.I.P. A crescente presença da epistemologia de Ludwik Fleck na pesquisa em Educação em ciências no Brasil. Revista Brasileira de Ciências e Tecnologia, v. 11, n. 11, p, 373-404, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6041/pdf. Acesso em: 31 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v11n1.6041

MAKSIC, Z.; ORVILLE-THOMAS, W.J. Pauling’s legacy: modern modelling of the chemical bond. New York: Elsevier, 1999.

NASCIMENTO, M.A.C. The nature of the chemical bond. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 19, n. 2, p. 245-256, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbchs/a/XfCs6756Nh97VQbHPbpTSgm/abstract/?lang=en. Acesso em: 26 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-50532008000200007

MEAD, C.; HAGER, T. Linus Pauling: scientist and peacemaker. Corvallis: Oregon State University Press, 2001.

NOGUEIRA, H.S.A.; PORTO, P.A. Entre tipos e radicais: a construção do conceito de valência. Química Nova, v. 42, n. 1, p. 117-127, 2019a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/QnjMYMNrvvSTgfVWDNDDfBh/?lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2022.

NOGUEIRA, H.S.A.; PORTO, P.A. O conceito de valência em livros didáticos de química geral entre as décadas de 1890 e 1940. Química Nova, v. 42, n. 2, p. 237-248, 2019b. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/v42n2a15.pdf. Acesso em: 1 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170310

NYE, M.Y. A carrer at the center: Linus Pauling and the transformation of chemical science in the twentieth century. In: International Workshop on the History of Chemistry, 2015, Tokyo. Anais.... Corvallis: Oregon State University, 2015. p. 77-89. Disponível em: http://kagakushi.org/iwhc2015/papers/11.NyeMaryJo.pdf. Acesso em: 26 mar. 2022.

OSU LIBRARIES. Linus Pauling and the nature of the chemical bond: a documentary history (1925-1954). Corvallis: Special Collections and Archives Research Center/Oregon State University Libraries, s.d. (Digital library). Disponível em: http://scarc.library.oregonstate.edu/coll/pauling/bond/index.html. Acesso em: 25 mar. 2022.

PACHECO, L.L.; FREITAS-REIS, I. As tendências de pesquisa de Gilbert Lewis: um químico para além da teoria das ligações químicas. Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, p. 466-476, 2020. Disponível em: http://www.afhic.com/wp-content/uploads/2020/04/466_AFHIC_Seleccion-AFHIC.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022.

PAULING, L. The shared-electron chemical bond. National Academy of Science, v. 14, n. 4, p. 359-362, 1928. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1085493/. Acesso em: 26 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.14.4.359

PAULING, L. The nature of the chemical bond. Journal of the Chemical Education, Washington, v. 69, n. 7, p. 519-521, 1992. DOI: https://doi.org/10.1021/ed069p519

PEREIRA, C.F.C.; ROCHA, A.B.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; ROCHA, A.S.; SOUSA, C. Contextualização histórico-filosófica de orbitais atômicos e moleculares. História da Ciência e Ensino, v. 16, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/33034. Acesso em: 26 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2017v16p18-35

PFUETZENREITER, M.R. A epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa no ensino na área de saúde. Ciência e Educação, v. 8, n. 2, p. 147-159, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/7SvRRG6FmwksgbVMHCsJDGz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132002000200001

SCHÄFER, L.; SCHNELLE, T. Fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwik Fleck na teoria da ciência. In: FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. p. 1-36.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

SIMÕES, A. A quantum chemical dialogue mediated by textbooks: Pauling’s the nature of the chemical bond and Coulson’s Valence. Notes & Records of the Royal Society, v. 1, n. 62, p. 259-269, 2008. Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/epdf/10.1098/rsnr.2007.0051. Acesso em: 25 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.1098/rsnr.2007.0051

VIANA, H.E.B. Aspectos da natureza da ciência nas pesquisas de Irving Langmuir (1881-1957) relacionadas com a estrutura da matéria. In: MOURA, B.A.; FORATO, T.C.M. Histórias das ciências, epistemologia, gênero e arte: ensaios para a formação de professores. São Bernardo do Campo: Editora UFABC, 2017. p. 37-51. DOI: https://doi.org/10.7476/9788568576847.0003

WHITE, F.M. Linus Pauling: scientist and crusader. New York: Walker, 1980.

Downloads

Publicado

17-12-2022

Edição

Seção

Dossiês