Por uma razão não corrompida
Pedagogia do Iluminismo e Construção da Ciência
Resumen
O século XVIII se caracteriza, essencialmente, pela difusão do uso da razão como meio para atingir o progresso. Buscava-se, portanto, uma sociedade regida pela Aufklãrung, "esclarecida". Este artigo, procura fazer uma discussão sobre o projeto de uma sociedade esclarecida que usa o livro como instrumento pedagógico fundamental na consecução de seus objetivos. Para tanto, nos deteremos em três livros, significativos pela sua repercussão e por conterem claramente aquele projeto pedagógico: a Encyclopédie de Diderot e D'Alembert, o Émile de Rousseau e o Traité Médico Philosophique sur I' Aliénation Mentale de Philippe Pinel.
Descargas
Publicado
1996-09-19
Cómo citar
Ewald, A. P. . (1996). Por uma razão não corrompida: Pedagogia do Iluminismo e Construção da Ciência. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, (16), 3–15. Recuperado a partir de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/495
Número
Sección
Artigos