Por uma razão não corrompida

Pedagogia do Iluminismo e Construção da Ciência

Autores

  • Ariane Patrícia Ewald

Resumo

O século XVIII se caracteriza, essencialmente, pela difusão do uso da razão como meio para atingir o progresso. Buscava-se, portanto, uma sociedade regida pela Aufklãrung, "esclarecida". Este artigo, procura fazer uma discussão sobre o projeto de uma sociedade esclarecida que usa o livro como instrumento pedagógico fundamental na consecução de seus objetivos. Para tanto, nos deteremos em três livros, significativos pela sua repercussão e por conterem claramente aquele projeto pedagógico: a Encyclopédie de Diderot e D'Alembert, o Émile de Rousseau e o Traité Médico­ Philosophique sur I' Aliénation Mentale de Philippe Pinel.

Biografia do Autor

Ariane Patrícia Ewald

Professora Assistente do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Doutoranda em Comunicação e Cultura na Escola de Comunicação -ECO/UFRJ.

Downloads

Publicado

1996-09-19

Como Citar

Ewald, A. P. . (1996). Por uma razão não corrompida: Pedagogia do Iluminismo e Construção da Ciência. Revista Da Sociedade Brasileira De História Da Ciência, (16), 3–15. Recuperado de https://rbhciencia.emnuvens.com.br/rsbhc/article/view/495

Edição

Seção

Artigos