Ciência como uma rede e suas aplicações na análise de imagem da ciência em materiais auxiliares para a sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.202Palavras-chave:
Modelo de circulção da ciência de Bruno Latour, ciência como uma rede, história da ciência no ensino de ciências, estudos sociais da ciênciaResumo
A inclusão de conteúdos históricos nas aulas de ciências tem sido amplamente discutida mesmo antes da educação científica como uma disciplina. Neste artigo vamos mostrar como a compreensão da ciência como uma rede complexa permite o uso de análise de rede para identificar e fortalecer os elementos para criar uma narrativa histórica da ciência que pode então ser introduzido na escola para comunicar uma imagem da ciência mais contextualizada, humana e conectada mais consistente com a ciência dos cientistas. Primeiro, vamos mostrar alguns exemplos de aplicação de uma metodologia baseada no modelo de como a ciência circula de Bruno Latour com a análise de diversos materiais encontrados na sala de aula: livros didáticos, documentários, filmes e biografias. Em seguida, com base nos resultados desta aplicação discutimos o vasto potencial do modelo para a identificação de vários aspectos que poderiam ser reforçados na sala de aula, proporcionando assim a possibilidade de escrever uma história mais “personalizada” da ciência, mais em sintonia com os professores e alunos e seus diferentes interesses e que mais se assemelha ao que a atividade científica significa no mundo contemporâneo.
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