Ciência como uma rede e suas aplicações na análise de imagem da ciência em materiais auxiliares para a sala de aula

Autores

  • Diana Farías Universidad Nacional de Colômbia - Bogotá, Colômbia
  • Agnaldo Arroio Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.202

Palavras-chave:

Modelo de circulção da ciência de Bruno Latour, ciência como uma rede, história da ciência no ensino de ciências, estudos sociais da ciência

Resumo

A inclusão de conteúdos históricos nas aulas de ciências tem sido amplamente discutida mesmo antes da educação científica como uma disciplina. Neste artigo vamos mostrar como a compreensão da ciência como uma rede complexa permite o uso de análise de rede para identificar e fortalecer os elementos para criar uma narrativa histórica da ciência que pode então ser introduzido na escola para comunicar uma imagem da ciência mais contextualizada, humana e conectada mais consistente com a ciência dos cientistas. Primeiro, vamos mostrar alguns exemplos de aplicação de uma metodologia baseada no modelo de como a ciência circula de Bruno Latour com a análise de diversos materiais encontrados na sala de aula: livros didáticos, documentários, filmes e biografias. Em seguida, com base nos resultados desta aplicação discutimos o vasto potencial do modelo para a identificação de vários aspectos que poderiam ser reforçados na sala de aula, proporcionando assim a possibilidade de escrever uma história mais “personalizada” da ciência, mais em sintonia com os professores e alunos e seus diferentes interesses e que mais se assemelha ao que a atividade científica significa no mundo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Diana Farías, Universidad Nacional de Colômbia - Bogotá, Colômbia

Grupo de investigación en enseñanza de la química. Departamento de Química.

Agnaldo Arroio, Universidade de São Paulo (USP)

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

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Publicado

27-12-2014

Edição

Seção

Artigos