História da Ciência e experimentação

perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Grasiela Ruiz Silva Universidade Federal do Rio Grande (UFRG)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v6i1.242

Palavras-chave:

ensino de Ciências, História da Ciência, experimentação

Resumo

Como proceder para que o ensino da Ciência tenha sentido, levando os alunos a perceberem que a sua construção não foi algo linear, sendo o que conhecemos hoje produto de diversos pensadores, os quais muitas vezes divergiam entre si? Em busca de resposta, o presente artigo apresenta uma proposta de utilização da História da Ciência para o ensino. Tal abordagem necessita de ser explorada desde o início da escolarização das crianças, pois permite que elas desenvolvam de forma gradativa, de acordo com seu nível cognitivo, um entendimento sobre o que é e como se faz Ciências. Dessa maneira, explora-se a ideia de utilizar a experimentação como um objeto didático que auxilia nesse processo.

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Biografia do Autor

Grasiela Ruiz Silva, Universidade Federal do Rio Grande (UFRG)

Professora da Faculdade Anhanguera do Rio Grande (FURG); mestre em Educação em Ciências – FURG; licenciada em Física – FURG e membro do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências – NUEPEC.

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Publicado

27-06-2013

Edição

Seção

Artigos