Análise histórica da evolução e desenvolvimento dos campos da Ciência e da Tecnologia na antiga União Soviética e Rússia (1917-2010)
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v5i2.302Palavras-chave:
infraestrutura em Ciência e Tecnologia, Ciência e Tecnologia na União Soviética, e Tecnologia na RússiaResumo
Este estudo histórico pretende analisar a construção, a consolidação e o desenvolvimento dos campos da Ciência e da Tecnologia na antiga URSS e na Rússia pós-comunista. Inicialmente, serão analisados o período de transição e reorganização desses campos na passagem da Rússia Czarista para a União Soviética; as medidas apresentadas pelo dirigente russo Vladimir Lênin, entre 1917-1922, buscando consolidar o campo científico e industrial russo; as primeiras legislações e políticas propostas durante os anos 1920-1930, passando pela repressão e limitações sofridas por esses campos, tanto nos expurgos stalinistas, a partir de 1936, como durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, será feita uma análise da reconstrução e reorganização dessas áreas, no período de 1945 a 1970, quando o país atingiu o status de “superpotência”, com um gigantesco e centralizado campo científico e tecnológico. Por último, um exame dos diversos problemas, advindos do colapso da URSS e da adaptação da Rússia a uma realidade capitalista, enfrentados entre 1980 e 2010 aproximadamente, mostrando iniciativas, tanto do partido comunista, como do governo russo no pós-comunismo para atenuar e contornar alguns deles.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.