A fundamentação científica da proposta de seleção imigratória de Azevedo Amaral e as divergências sobre racismo entre mendelianos no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia

Autores

  • Anderson Ricardo Carlos Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Fernanda Franzolin Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Márcia Helena Alvim Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v12i2.57

Palavras-chave:

Eugenio no Brasil, Azevedo Amaral, Edgard Roquette-Pinto, história da medicina, história da genética

Resumo

Este artigo problematiza os divergentes posicionamentos sobre raça e etnia nas Atas e Trabalhos do Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia, associando-os às ideias de hereditariedade. Tal evento, ocorrido no Rio de Janeiro em 1929, foi considerado como a maior manifestação pública da eugenia no Brasil. Destacamos, por um lado, a fundamentação científica da proposta de seleção de imigração de Azevedo Amaral, e por outro lado, o posicionamento de outros eugenistas contrários à proposta, protagonizado por Edgard Roquette-Pinto. Portanto, este trabalho contribui por evidenciar a estreita e complexa influência do mendelismo na discussão de raça e etnia por eugenistas brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Ricardo Carlos, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Biólogo pela UNESP Botucatu, com período sanduíche na Radboud University (Holanda). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, no qual defendeu a dissertação intitulada “Problematizações Históricas do Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia para o Ensino de Biologia”, cuja pesquisa deu origem a esse artigo.

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Pedagoga, bióloga, mestre e doutora pela USP, tendo sido pesquisadora visitante na Western Michigan University, EUA, na área de Ensino de Genética. Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC, onde atua como coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Márcia Helena Alvim, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Historiadora, mestre e doutora pela UNICAMP, na área de História das Ciências. Atualmente é Professora Associada no Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC, onde atua como coordenadora de Licenciatura em Ciências Humanas. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.

Downloads

Publicado

16-12-2019

Edição

Seção

Artigos