A fundamentação científica da proposta de seleção imigratória de Azevedo Amaral e as divergências sobre racismo entre mendelianos no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia

Autores/as

  • Anderson Ricardo Carlos Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Fernanda Franzolin Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Márcia Helena Alvim Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v12i2.57

Palabras clave:

Eugenio no Brasil, Azevedo Amaral, Edgard Roquette-Pinto, história da medicina, história da genética

Resumen

Este artigo problematiza os divergentes posicionamentos sobre raça e etnia nas Atas e Trabalhos do Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia, associando-os às ideias de hereditariedade. Tal evento, ocorrido no Rio de Janeiro em 1929, foi considerado como a maior manifestação pública da eugenia no Brasil. Destacamos, por um lado, a fundamentação científica da proposta de seleção de imigração de Azevedo Amaral, e por outro lado, o posicionamento de outros eugenistas contrários à proposta, protagonizado por Edgard Roquette-Pinto. Portanto, este trabalho contribui por evidenciar a estreita e complexa influência do mendelismo na discussão de raça e etnia por eugenistas brasileiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Ricardo Carlos, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Biólogo pela UNESP Botucatu, com período sanduíche na Radboud University (Holanda). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, no qual defendeu a dissertação intitulada “Problematizações Históricas do Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia para o Ensino de Biologia”, cuja pesquisa deu origem a esse artigo.

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Pedagoga, bióloga, mestre e doutora pela USP, tendo sido pesquisadora visitante na Western Michigan University, EUA, na área de Ensino de Genética. Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC, onde atua como coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Márcia Helena Alvim, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Historiadora, mestre e doutora pela UNICAMP, na área de História das Ciências. Atualmente é Professora Associada no Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC, onde atua como coordenadora de Licenciatura em Ciências Humanas. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.

Publicado

16-12-2019

Número

Sección

Artigos