Ecos do sistema alemão de ensino da medicina nas reformas educacionais brasileiras entre os séculos XIX e XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.700

Palavras-chave:

Medicina, Reformas Educacionais, Brasil, Alemanha

Resumo

O sistema acadêmico alemão passou por diversas transformações no início do século XIX, e esse movimento teve implicações importantes no ensino da medicina no mundo. Isso porque ele passou a valorizar cada vez mais a prática em laboratório como forma de estudar fenômenos próprios do organismo humano. A medicina acadêmica brasileira não ficou alheia a essas mudanças e durante quase todo aquele século procurou adequar os currículos de suas faculdades às exigências modernas, baseadas majoritariamente em princípios do sistema alemão. Este artigo analisa as bases de alguns dos principais elementos do modelo germânico de ensino superior, como eles moldaram o ensino da medicina e a produção de conhecimento científico, e de que maneira ecoaram nas reformas educacionais empreendidas no Brasil ao longo do século XIX e início do XX.

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Biografia do Autor

Ana Maria Alfonso-Goldfarb, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ana Maria Alfonso-Goldfarb é Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência/ PUC-SP que ajudou a criar e do qual foi coordenadora durante várias gestões. Possui formação inicial em Física (UFSCar), Mestrado em Filosofia e História da Ciência (McGill Univ. ? Canadá), Doutorado em História (com tese em História da Ciência - USP), Pós-doutorados e estágios de pesquisa e trabalho em centros europeus e americanos, sendo, desde 2005, Honorary Research Fellow do University College London. Foi fundadora e é Coordenadora do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência / PUC-SP, onde tem liderado equipes e grandes projetos de pesquisa, além de uma extensa rede de intercâmbios. Tem experiência na área de História da Ciência e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência e da Tecnologia, Política Científica, História da Química, Origens da Ciência Moderna e Ciência Medieval Árabe. Atualmente sua pesquisa está centrada na história das teorias da matéria, com foco especial na ciência inglesa do século XVII e na organização e árvores do conhecimento. Orientou e supervisionou mais de 60 trabalhos de pós-graduação entre Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, resultando em várias publicações, prêmios e demais distinções. Sua produção acadêmica é composta por mais de uma centena de publicações entre artigos em periódicos científicos, livros e capítulos de livros. É membro de várias comissões científicas nacionais e internacionais, assim como parecerista de agências de fomento e periódicos científicos. Recebeu a Medalha Simão Mathias, outorgada pela Sociedade Brasileira de Química.

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Publicado

17-12-2022

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Artigos