Echoes of the German medical education system in Brazilian educational reforms between the 19th and 20th centuries

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.700

Keywords:

medicine, educational reforms, Germany, Brazil

Abstract

The German academic system underwent several changes throughout the 19th century. Such movement had important implications for the teaching of medicine in the world, once it began to increasingly value laboratory practice as a way of studying human organism’s specific phenomena. The Brazilian academic medicine was not oblivious to these changes. During almost that entire century, it sought to adapt the curricula of its faculties to modern requirements, based mostly on German system’s principles. This article analyzes the foundations of some of the main elements of the German’s higher education model, how they shaped the teaching of medicine and the production of scientific knowledge, and how they echoed in the educational reforms undertaken in Brazil throughout the 19th and early 20th centuries.

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Author Biography

Ana Maria Alfonso-Goldfarb, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ana Maria Alfonso-Goldfarb é Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência/ PUC-SP que ajudou a criar e do qual foi coordenadora durante várias gestões. Possui formação inicial em Física (UFSCar), Mestrado em Filosofia e História da Ciência (McGill Univ. ? Canadá), Doutorado em História (com tese em História da Ciência - USP), Pós-doutorados e estágios de pesquisa e trabalho em centros europeus e americanos, sendo, desde 2005, Honorary Research Fellow do University College London. Foi fundadora e é Coordenadora do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência / PUC-SP, onde tem liderado equipes e grandes projetos de pesquisa, além de uma extensa rede de intercâmbios. Tem experiência na área de História da Ciência e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência e da Tecnologia, Política Científica, História da Química, Origens da Ciência Moderna e Ciência Medieval Árabe. Atualmente sua pesquisa está centrada na história das teorias da matéria, com foco especial na ciência inglesa do século XVII e na organização e árvores do conhecimento. Orientou e supervisionou mais de 60 trabalhos de pós-graduação entre Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, resultando em várias publicações, prêmios e demais distinções. Sua produção acadêmica é composta por mais de uma centena de publicações entre artigos em periódicos científicos, livros e capítulos de livros. É membro de várias comissões científicas nacionais e internacionais, assim como parecerista de agências de fomento e periódicos científicos. Recebeu a Medalha Simão Mathias, outorgada pela Sociedade Brasileira de Química.

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Published

2022-12-17

Issue

Section

Articles