E a história da ciência serve para...?

a superação de obstáculos epistemológicos associados ao ensino sobre microrganismos a partir de um episódio da história da ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.782

Palavras-chave:

Ensino sobre microrganismos, História da ciência, Obstáculos epistemológicos

Resumo

Objetivou-se com este ensaio apresentar um episódio da história da ciência e discutir de que maneiras o seu uso poderia auxiliar na superação de obstáculos epistemológicos associados ao ensino sobre microrganismos. A partir da discussão do episódio da história da ciência podemos refletir que a construção de conhecimentos sobre os microrganismos emerge de questões e problemas cotidianos; o senso comum e as generalizações que associam os microrganismos às doenças são resultantes de prioridades e impactos da ciência e do conhecimento científico, e que a discussão de episódios da história da ciência incita a construção de propostas interdisciplinares em sala de aula.

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Publicado

17-12-2022

Edição

Seção

Dossiês