A história da ciência e a educação científica pelas perspectivas ameríndia e amefricana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.804

Palavras-chave:

história da ciência, ameríndios, amefricanidade, ensino de ciências

Resumo

Argumentamos neste ensaio que, a despeito do racismo acadêmico-epistêmico, as contra-histórias são metodologias de resistência necessárias em projetos de educação em ciências emancipadores e comprometidos com a democracia. As escritas e as oralidades, forjadas e articuladas nas lutas e nas vivências de povos originários e de comunidades negras e quilombolas na América Latina, propõem outros futuros em que a superação do racismo institucional e epistêmico ancora-se na reescrita do passado das ciências. A história da ciência e a educação científica só serão capazes de construir outros futuros se estiverem preparadas para reconhecer as epistemes e as cosmologias ameríndias e amefricanas.

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Publicado

17-12-2022

Edição

Seção

Dossiês