“Olhe, querida! Você fez uma descoberta”

aspectos da vida e da trajetória da astrônoma Jocelyn Bell Burnell

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v18i1.1037

Palabras clave:

História da Ciência, Mulheres na Ciência, Gênero e Ciências, Pulsares

Resumen

Os estudos de gênero e ciências apontam a omissão histórica na escrita sobre contribuições e trajetórias de mulheres cientistas. No âmbito da educação científica, essas narrativas são importantes para que docentes e discentes reconheçam a identidade das/os personagens que construíram a ciência ao longo dos tempos, além da importância da diversidade de pessoas no empreendimento científico. O artigo, com o objetivo de contribuir com pesquisas recentes do ensino de física e de astronomia que discorrem sobre exemplos de mulheres cientistas do século XX, apresenta aspectos da trajetória acadêmica da cientista britânica Jocelyn Bell Burnell, reconhecida por sua atuação no processo de descoberta dos pulsares, um dos eventos científicos mais importantes da história da astronomia. Para o desenvolvimento deste estudo biográfico, foram considerados relatos elaborados pela cientista em artigos e entrevistas, bem como publicações de historiadoras/es sobre a história dos pulsares. Com base em referenciais do campo de gênero e ciências, o artigo destaca aspectos da carreira da astrônoma que possibilitam refletir sobre fatores que favorecem a entrada de mulheres na ciência, bem como dificuldades estruturais encontradas por elas para sua permanência no campo científico e acadêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTENEODO, C.; BRITO, C.; BRITO, A.-A.; ALEXANDRE, S.S.; D´AVILA, B.N.; MENEZES, D.P. Brazilian physicists community diversity, equity, and inclusion: A first diagnostic. Physical Review Physics Education Research, v. 16, n. 1, p. 1-13, 2020. DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.16.010136

BARTUSIAK, M. In good company: The protagonist of the neutron star story. Natural History, v. 125, n. 8, p. 10-11, 2017.

BELL BURNELL, J. Petit four. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 302, n. 1, p. 685-689, 1977. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.1977.tb37085.x

BELL BURNELL, J. The discovery of pulsars. In: KELLERMANN, K.; SHEETS, B. (ed.). Serendipitous discoveries in radio astronomy. Green Bank: National Radio Astronomy Observatory, 1983.

BELL BURNELL, J. People in physics: Interview with Jocelyn Bell Burnell. Interviewed by Robert Lambourne. Physics Education, v. 31, n. 3, p. 183-186, 1996. DOI: https://doi.org/10.1088/0031-9120/31/3/021

BELL BURNELL, J. Oral history interviews. Interviewed by David DeVorkin. Niels Bohr Library & Archives. Carnegie Institution, Washington, DC: American Institute of Physics, 2000.

BELL BURNELL, J. Pliers, pulsars and extreme physics. Astronomy and Geophysics, v. 45, n. 1, p. 1.07-1.11, 2004a. DOI: https://doi.org/10.1046/j.1468-4004.2003.45107.x

BELL BURNELL, J. So few pulsars, so few females. Science, v. 304, n. 5670, p. 489, 2004b. DOI: 10.1126/science.304.5670.489. DOI: https://doi.org/10.1126/science.304.5670.489

BELL BURNELL, J. The discover interview: Jocelyn Bell Burnell. Interviewed by Douglas Colligan. Discover, v. 30, n. 10, p. 66-74, 2009.

BELL BURNELL, J. Discovery of pulsars (Season 1, Episode 1) Beautiful minds [TV series]. United Kingdom: BBC, 2010.

BELL BURNELL, J. The past, present and future of pulsars. Nature Astronomy, v. 1, n. 12, p. 831-834, 2017. DOI: https://doi.org/10.1038/s41550-017-0323-x

BELL BURNELL, J. The woman who heard stars spin. Interviewed by Leah Crane. New Scientist, v. 239, n. 3195, p. 16, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/S0262-4079(18)31644-0

BELL BURNELL, J. A descoberta dos pulsares. Cadernos de Astronomia, v. 5, n. especial, p, 5-9, 2024. DOI: https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v5nEspecial.44950

BLUE, J.; TRAXLER, A.; COCHRAN, G. Resource Letter: GP-1: Gender and Physics. American Journal of Physics, v. 87, n. 8, p. 616-626, 2019. DOI: https://doi.org/10.1119/1.5114628

CABRAL, C. G. Sobre nomes e (re)nomes: gênero, história e ensino da engenharia no Brasil. In: GROSSI, M.P; REA, C.A. Teoria feminista e produção de conhecimento situado: ciências humanas, biológicas, exatas e engenharias. Florianópolis: Tribo da Ilha e Devires, 2020. p. 185-199.

CELLARD, A.A análise documental. In: POUPART, J. et al. (ed.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-315.

COMBES, F.; DURRET, F. Jocelyn Bell Burnell, découvreuse des pulsars. Reflets de la Physique, v. 106, n. 64, p. 30-32, 2020. DOI: https://doi.org/10.1051/refdp/202064030

CORDEIRO, M.D. Mulheres na física: um pouco de história. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 669-672, 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p669

COSTA, C.L. Feminismo, tradução cultural e a descolonização do saber. Fragmentos: Revista de Língua e Literatura Estrangeiras, v. 21, n. 2, p. 45-59, 2010.

HARDING, S. A instabilidade das categorias analíticas na teoria feminista. Revista Estudos Feministas, v. 1, n. 1, p. 7-32, 1993.

HEERDT, B. Saberes docentes: gênero, natureza da ciência e educação científica. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

HEWISH, A. et al. Observation of a Rapidly Pulsating Radio Source. Nature, v. 217, n. 5130, p. 709-713, 1968. DOI: https://doi.org/10.1038/217709a0

KELLER, E.F. Qual foi o impacto do feminismo na ciência? Cadernos Pagu, n. 27, p. 13-34, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332006000200003

LARSEN, K.M. Women in astronomy: Inclusion in introductory textbooks. American Journal of Physics, v. 63, n. 2, p. 126-131, 1995. DOI: https://doi.org/10.1119/1.17968

LIMA, I.P.C. Lise Meitner e a fissão nuclear: uma visão não eurocêntrica da ciência. Revista Gênero, v. 16, n. 1, p. 51-65, 2015.

LIMA, I.P.C. Lise Meitner e a fissão nuclear: caminhos para uma narrativa feminista. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

LÖWY, I. Por que tão devagar? Os obstáculos para a igualdade dos sexos na pesquisa científica. In: GROSSI, M.P; REA, C.A. (org.). Teoria feminista e produção de conhecimento situado: ciências humanas, biológicas, exatas e engenharias. Florianópolis: Tribo da Ilha e Devires, 2020. p. 231-246.

MAIA FILHO, A.M.; SILVA, I.L. A trajetória de Chien Shiung Wu e a sua contribuição à física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 135-157, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p135

MATTHEWS, M.R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 1, p. 164-214, 1995.

MCGRAYNE, S.B. Nobel prize women in science: Their lives, struggles and momentous discoveries. 2. ed. Washington: Joseph Henry Press, 1998.

MCNAMARA, G. Clocks in the sky: The story of pulsars. New York: Praxis, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-76562-4

MERALI, Z. Pulsar discoverer wins $3-million prize. Nature, v. 561, p. 161, 2018. DOI: https://doi.org/10.1038/d41586-018-06210-w

NOBEL PRIZE. The Nobel Prize in Physics 1974. 2022. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/physics/1974/summary/. Acesso em: 4 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1038/252004a0

PIRES, L.N.; SANTOS, I.M.; DAMASIO, F. Maria Goeppert-Mayer e o modelo nuclear de camadas: contribuições de uma mulher cientista e implicações para o ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 293-324, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e71993

PIRES, L.N.; PEDUZZI, L.O. Q. Little green men: o episódio de detecção dos pulsares e o protagonismo de Jocelyn Bell Burnell. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27, n. 1, p. 108-136, 2022a. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p108

PIRES, L.N.; PEDUZZI, L.O. Q. “Pulsating stars”: o contexto histórico de pós-detecção dos pulsares no campo da física e da astronomia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, e37497, p. 1-27, 2022b. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u633659

ROSSITER, M.W. Women scientists in America: Struggles and strategies to 1940. Baltimore: Johns Hopkins Press, 1982. DOI: https://doi.org/10.56021/9780801824432

ROSSITER, M.W. The Matthew-Matilda Effect in science. Social Studies of Science, v. 23, n. 2, p. 325-341, 1993. DOI: https://doi.org/10.1177/030631293023002004

ROYAL ASTRONOMICAL SOCIETY. Royal Astronomical Society Honours Stars of Astronomy and Geophysics, 2021. Disponível em: https://ras.ac.uk/news-and-press/news/royal-astronomical-society-honours-stars-astronomy-and-geophysics. Acesso em: 4 jan. 2022.

SANTANA, C.Q. Gênero, ciência e história: reflexões para escrita da história de mulheres cientistas. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador e Feira de Santana, 2021.

SANTANA, C.Q.; PEREIRA, L.S. O caso Alice Ball: uma proposta interseccional para o ensino de química. Química Nova na Escola, v. 43, n. 4, p. 380-389, 2020. DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160246

SCHIEBINGER, L. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EdUsc, 2001.

SEPÚLVEDA, C.; SILVA, I. Narrativas dissidentes: contribuições da história das mulheres para uma educação antiopressão. In: GALIETA, T. (org.). Temáticas sociocientíficas na formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2021. p. 93-111.

SOMBRIO, M.M.O. Em busca pelo campo: ciências, coleções, gênero e outras histórias sobre mulheres viajantes no brasil em meados do século XX. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

VIEIRA, P.C. Uma estrela eclipsada na ciência: um resgate histórico de Cecília Payne e seu papel na determinação da composição estelar. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

VIEIRA, P.C.; MASSONI, N.T.; ALVES-BRITO, A. O papel de Cecilia Payne na determinação da composição estelar. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20210028, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2021-0028

WADE, N. Discovery of pulsars: a graduate student’s story. Science, v. 189, n. 4200, p. 358-364, 1975. DOI: https://doi.org/10.1126/science.189.4200.358

Publicado

03-03-2025

Número

Sección

Artigos (História das Ciências e Educação)