La historia de Brasil desde la Amazonía: salud, política y el desarrollo brasileño
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v18i1.1144Palabras clave:
Amazônia, desenvolvimento, saúdeResumen
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e um dos principais biomas do Brasil. Sem dúvidas, é tema incontornável nos debates sobre desenvolvimento e futuro do planeta. O desenvolvimento, por sua vez, pode ser entendido como processo histórico situado no século XX, que tornou o modelo capitalista de produção do Norte Global (Estados Unidos e Europa), um padrão a ser seguido pelos países do mundo. No entanto, esse modelo tem se mostrado incompatível com o equilíbrio sustentável do planeta. O binômio, Amazônia e desenvolvimento, são os destaques no título do livro “Amazônia na Era do Desenvolvimento: Saúde, Políticas e Destruição (1930–1966)” de Rômulo de Paula Andrade, que apresenta e analisa qual o lugar da floresta no projeto de desenvolvimento brasileiro do século XX.
Descargas
Citas
ABRAM, David. The spell of the sensuous: Perception and language in a more-than-human world. New York: Vintage, 1997.
ACOSTA, A. El Buen Vivir como alternativa al desarrollo. Algunas reflexiones económicas y no tan económicas. Política y sociedad, v. 52, n. 2, p. 299-330, 2015.
ESCOBAR, A. La invención del Tercer Mundo: Construcción y deconstrucción del desarrollo. Goberno Bolivariano de Venezuela, Ministerio del Poder Popular para la Cultura. Venezuela, 2007.
HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Tradução de Pê Moreira; posfácio e revisão técnica de Fernando Silva e Silva. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
IORIS, R R. Qual desenvolvimento? Os debates, sentidos e lições da era desenvolvimentista. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 408 p., 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologias do Sul: justiça cognitiva e pluralidade epistêmica.São Paulo: Cortez, 2019.
SOUZA, Ramon Feliphe. Fé, foice, facão e fuzil : Igreja Católica, desenvolvimento e saúde no Brasil da Guerra Fria (1952-1964). Fundação Oswaldo Cruz [Tese] – Rio de Janeiro, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ramon Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.











