Eugenia: ontem e hoje, de Robert Wegner (Rio de Janeiro: Editora FIOCURZ, 2025)
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v18i1.1166Palabras clave:
Eugenia, História das Ciências, Robert WegnerResumen
Wegner escreve Eugenia: ontem e hoje a partir de uma trajetória de mais de duas décadas dedicadas ao estudo da eugenia. Aliás, grande parte da produção historiográfica sobre o tema no Brasil carrega a marca de sua atuação. Sem exagero, pode-se afirmar que o campo dos estudos sobre eugenia no país foi significativamente impactado pelas dezenas de orientações que conduziu no Programa de História das Ciências e da Saúde da FIOCRUZ. Teses e dissertações premiadas, produzidas sob sua orientação, figuram atualmente no estado da arte da área. Conhecido pela sua qualidade como orientador, Wegner também contribuiu por meio da organização de dossiês, capítulos de livros e artigos, em diferentes momentos de sua trajetória acadêmica. Este breve panorama é necessário para destacar que Eugenia: ontem e hoje surge em um momento de maturidade intelectual e consolidação de uma trajetória que torna a obra uma referência incontornável para quem deseja iniciar estudos sobre o tema.
Descargas
Citas
ADAMS, Mark (ed.). The wellborn science: eugenics in Germany, France, Brazil, and Russia. New York, Oxford: Oxford University Press, 1990.
MOTA, André. Quem é bom já nasce feito: Sanitarismo e eugenia no Brasil. São Paulo: DP&A Editora, 2003.
SOUZA, Vanderlei Sebastião de. Renato Kehl e a eugenia no Brasil: ciência, raça e nação no período entreguerras. Curitiba-PR: Editora UNICENTRO, 2019.
STEPAN, Nancy Leys. ‘The hour of eugenics’: race, gender, and nation in Latin America. Ithaca: Cornell University Press, 1991.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Leonardo Dallacqua de Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.











