Luigi Fantappiè e seus alunos da FFCL

autonomia e profissionalização da matemática em São Paulo

Autores

  • Luciana Vieira Souza da Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Rogério Monteiro de Siqueira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v10i2.134

Palavras-chave:

Luigi Fantappiè, fundação da Universidade de São Paulo, autonomia das matemáticas, profissionalização das matemáticas

Resumo

Neste artigo, investigamos as estratégias e medidas práticas que Luigi Fantappiè, membro da Missão Italiana que ajudou a organizar as seções de matemática e física da Universidade de São Paulo, na década de 1930, utilizou para dar início à formação de professores e pesquisadores de matemática de maneira distinta e autônoma em relação aos cursos de engenharia. O eixo condutor desse trabalho será um relatório escrito por Fantappiè em 1939 para o diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), quando do seu retorno à Itália, também enviado para o governo italiano. O relato de Fantappiè foi cotejado com depoimentos de seus ex-alunos, produzidos anos após os tempos de FFCL, e também com documentos administrativos da época. O quadro que se apresenta, após esta leitura cotejada, é que a profissionalização e autonomia das matemáticas em relação às engenharias não se deu abruptamente quando da fundação da Universidade de São Paulo, mas por meio de um longo processo conflituoso do qual Fantappiè foi um dos personagens-chave.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Vieira Souza da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciada em Ciências da Natureza e mestra em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bolsista da FAPESP (processo 2015/20490-8), e membro do grupo de pesquisa Intelectuais da Educação Brasileira.

Rogério Monteiro de Siqueira, Universidade de São Paulo (USP)

Professor livre-docente de história das ciências na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. É orientador do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais da mesma instituição.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Edição

Seção

Artigos