Disciplina e controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica nas classes-piloto de matemática do Colégio Estadual da Bahia (1966-1969)

Autores

  • Mariana Moraes Lobo Pinheiro Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Janice Cássia Lando Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • André Luis Mattedi Dias Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.218

Palavras-chave:

experimentação pedagógica, classes piloto, Colégio da Bahia, ensino de matemática, história do ensino

Resumo

Neste artigo, abordaremos alguns aspectos da experimentação pedagógica realizada nas classes piloto do Colégio Estadual da Bahia entre 1966 e 1969. Destacaremos certos “princípios” e certa “filosofia da educação” que fundamentaram este projeto a partir da análise das declarações feitas pela sua coordenadora, professora Lêda Jesuíno dos Santos, e pelas professoras Jolândia Serra Vila e Vera Lúcia da Conceição Baqueiro Wasconcellos, que lecionaram matemática nestas classes piloto. Argumentaremos que estes “princípios” e “filosofia da educação” caracterizaram-se pela afirmação da disciplina e do controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica, que se concretizaram de modo específico nas técnicas psicopedagógicas de acompanhamento utilizadas fora das salas de aula e nas metodologias e didática utilizadas nas salas de aula. Compararemos esta afirmação com a disciplina e o controle análogos que as autoridades do governo ditatorial do período impuseram sobre estudantes, professores e autoridades educacionais locais, bem como com as reconhecidas bases liberais e democráticas da concepção original de John Dewey, que foi trazida para o Brasil por Anísio Teixeira e Isaías Alves, este último, fundador, diretor e professor da Faculdade de Filosofia da Bahia, onde se formaram e atuaram as referidas professoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Moraes Lobo Pinheiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2012).

Janice Cássia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2012).

Downloads

Publicado

27-12-2014

Edição

Seção

Artigos