Disciplina e controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica nas classes-piloto de matemática do Colégio Estadual da Bahia (1966-1969)
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.218Palabras clave:
experimentação pedagógica, classes piloto, Colégio da Bahia, ensino de matemática, história do ensinoResumen
Neste artigo, abordaremos alguns aspectos da experimentação pedagógica realizada nas classes piloto do Colégio Estadual da Bahia entre 1966 e 1969. Destacaremos certos “princípios” e certa “filosofia da educação” que fundamentaram este projeto a partir da análise das declarações feitas pela sua coordenadora, professora Lêda Jesuíno dos Santos, e pelas professoras Jolândia Serra Vila e Vera Lúcia da Conceição Baqueiro Wasconcellos, que lecionaram matemática nestas classes piloto. Argumentaremos que estes “princípios” e “filosofia da educação” caracterizaram-se pela afirmação da disciplina e do controle dos alunos como bases necessárias para o êxito da experimentação pedagógica, que se concretizaram de modo específico nas técnicas psicopedagógicas de acompanhamento utilizadas fora das salas de aula e nas metodologias e didática utilizadas nas salas de aula. Compararemos esta afirmação com a disciplina e o controle análogos que as autoridades do governo ditatorial do período impuseram sobre estudantes, professores e autoridades educacionais locais, bem como com as reconhecidas bases liberais e democráticas da concepção original de John Dewey, que foi trazida para o Brasil por Anísio Teixeira e Isaías Alves, este último, fundador, diretor e professor da Faculdade de Filosofia da Bahia, onde se formaram e atuaram as referidas professoras.
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