Tradução comentada do artigo de Paulina Luisi publicado em 1916, “Algunas ideas sobre Eugenia”
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i1.709Palavras-chave:
história da ciência, eugenia, educação em ciênciasResumo
Este trabalho é uma tradução comentada de um artigo de Paulina Luisi (1875-1950), apresentado em 1916 no 1° Congreso Americano del Niño, em Buenos Aires. Nele, a autora elabora um panorama das discussões sobre a ciência eugênica da época, com foco específico na questão de como evitar o nascimento dos considerados degenerados. Dentre seus argumentos, destaca-se a defesa do aborto eugênico ao invés da prática da castração ou esterilização, pois, segundo Paulina, traria um maior nível de segurança às mulheres. Essa tradução configura-se como fonte primária com grandes potencialidades para estudar a história da eugenia e para discutir os quatro mitos históricos sobre o movimento eugênico, descritos pelo historiador Mark Adams (1990).
Downloads
Referências
ADAMS, M. B. Toward a comparative history. In: ADAMS, Mark B. (ed). The wellborn science: eugenics in Germany, France, Brazil, and Russia. New York: Oxford University Press, 1990. p. 217-231.
ANTÚNEZ, C. R. A cien años del primer plan y métodos de enseñanza sexual em el Uruguay: sus vinculaciones com el discurso eugenésico. Historia de la Educación, v. 20, n. 2, 2019. p. 75-89.
BARRÁN, J. P. Biología, medicina y eugenesia en Uruguay. Asclepio, v. 51, n. 2, p. 11-50, 1999. DOI: https://doi.org/10.3989/asclepio.1999.v51.i2.309
CAWEN, I. C. Feminismos y política em el Uruguay del Novecientos (1906-1932): internacionalismo, culturas políticas e identidades de género. Montevideo: Ediciones de la Banda Oriental; Asociación Uruguaya de Historiadores, 2018.
IBARBURU, E. La vida y obra de Paulina Luisi. Revista del Centro Nacional de Información y Documentación, v. 5, n. 5-6, p. 143, 2014.
KEHL, R. O problema da educação sexual. Boletim de Eugenia, v. 2, n. 24, p. 1-3, 1930.
LUISI, P. Algunas ideias sobre eugenia. Montevideo: El Siglo Ilustrado, 1916.
LUISI, P. Educação sexual. Boletim de Eugenia, v. 2, n. 24, p. 3-5, 1930.
NICOLADELI, A. T.; RAMOS, M. B. A Eugenia como temática para discussão da natureza da ciência na formação superior em ciências biológicas. APEduC Revista: Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 139-153, 2021a.
NICOLADELI, A. T.; RAMOS, M. B. História da ciência a partir das ideias de Paulina Luisi e Renato Kehl sobre educação sexual: uma análise do “Boletim de Eugenia” (1930). In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 13., online. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campina Grande: Editora Realize, 2021b. p. 1-9.
SAPRIZA, G. Ciencia, política y reforma social: esperanzas y conflictos de la primera médica del Uruguay, Paulina Luisi (1875-1950). In: JACINTO, L.; SCARZANELLA, E. (eds.). Género y ciencia en América Latina: mujeres en la academia y en la clínica (siglos XIX-XXI). Madrid: Iberoamericana, 2011. p. 53-76. DOI: https://doi.org/10.31819/9783964562661-003
SOUZA, V. S. de. Renato Kehl e a eugenia no Brasil: ciência, raça e nação no período entreguerras. Guarapuava: Unicentro, 2019.
STEPAN, N. L. “The hour of eugenics”: race, gender, and nation in Latin America. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1991. DOI: https://doi.org/10.7591/9781501702266
VÁZQUEZ, M. L. O. Vidas que se cruzam: as trajetórias das feministas sufragistas uruguaias e brasileiras através dos discursos. In: Seminário Internacional História do Tempo Presente, 1., Florianópolis. Anais do I Seminário Internacional de História do Tempo Presente. Florianópolis: UDESC, ANPUH-SC, 2011, p. 2210-2224.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Angelo Tenfen Nicoladeli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.