História das ciências e relações étnico-raciais no ensino de evolução humana

aportes para uma educação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.799

Palavras-chave:

pesquisa em design, evolução humana, história do racismo científico, ensino de biologia antirracista

Resumo

Buscando consolidar uma abordagem histórica e antirracista na educação científica a partir da pesquisa em design educacional, apresentamos parte da estrutura teórica pela qual pretendemos subsidiar a sistematização de princípios de planejamento projetados como base para a construção de protótipos didáticos a serem aplicados no ensino de evolução humana, incluindo alguns casos pertencentes à história do racismo científico e do pensamento evolutivo. Nosso trabalho tem a intenção de contribuir com a formação de educandos(as) capazes de usar o conhecimento histórico, científico e evolutivo para agir de forma consciente e tomar decisões responsáveis acerca dos desafios e contradições inerentes às relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTEAGA, J.S. La razón salvaje: tecnociencia, racismo y racionalidad. Madrid: Lengua de Trapo, 2007.

ARTEAGA, J.S. Biological discourses on human races and scientific racism in Brazil (1832-1911). Journal of the History of Biology, v. 50, p. 267-314, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s10739-016-9445-8. DOI: https://doi.org/10.1007/s10739-016-9445-8

ARTEAGA, J.S.; ALMEIDA, R.J.T.; EL-HANI, C.N. A questão racial na obra de Domingos Guedes Cabral. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 23, supl. 1, p. 33-50, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702016000500003. Acesso em: 15 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-59702016000500003

ARTEAGA, J.S.; EL-HANI, C.N. Othering processes and STS curricula: from nineteenth century scientific discourse on interracial competition and racial extinction to othering in biomedical technosciences. Science & Education, v. 21, n. 5, p. 607-629, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-011-9384-x. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-011-9384-x

ARTEAGA J.S.; RASELLA, D.; GARCIA, L.V.; EL-HANI, C. Alterização, biologia humana e biomedicina. Scientiae Studia, v. 13, n. 3, p. 615-641, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/106113/104755. Acesso em: 15 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-31662015000300007

ARTEAGA, J.S.; SEPULVEDA, C.; EL-HANI, C. Racismo científico, procesos de alterización y enseñanza de ciencias. Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 6, n. 12, p. 55-67, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281029756004. Acesso em: 15 maio 2022.

BARROS, H.L. Prefácio. In: DOMINGUES, H.M.B.; SÁ, M.R.; GLICK, T. (org.). A recepção do darwinismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. p. 9-14. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575414965.0001

BETHENCOURT, F. Racismos: das cruzadas ao século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

BRASIL. Parecer CNE/CP n. 3, de 10 de março de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 abr. 2021.

CAPONI, G. Qué es, si es que es alguna cosa, una raza humana? Princípios: Revista de Filosofia, v. 27, n. 54, p. 1983-2109, 2020. DOI: https://doi.org/10.21680/1983-2109.2020v27n54ID20851. DOI: https://doi.org/10.21680/1983-2109.2020v27n54ID20851

CARDOSO, S.C.; SILVA, E.L. Modelo teórico de aproximações para o ensino de ciências entre as premissas da história da ciência e do pensamento crítico. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 7, n. 1, p. 111-130, 2021. DOI: https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n1.2021.7. DOI: https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n1.2021.7

CUNHA JÚNIOR, H.A. Africanidade, afrodescendência e educação. Revista Educação em Debate, v. 2, n. 42, p. 5-15, 2001. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14604. Acesso em: 15 maio 2022.

DARWIN, C. The descent of man, and selection in relation to sex. London: John Murray, 1871. DOI: https://doi.org/10.5962/bhl.title.24784

DIAS, T.L.S. Ciência, raça e literatura: as contribuições de uma exposição itinerante para educação das relações étnico-raciais. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, Feira de Santana, 2017.

DIAS T.L.S. Subsídios para inclusão da história das ciências africanas e afrodiaspóricas no ensino de ciências. In: Open science research. Guarujá: Científica Digital, 2022. p. 1752-1769. DOI: https://doi.org/10.37885/220107132. DOI: https://doi.org/10.37885/220107132

DIAS, T.L.S.; FERNANDES, K.M.; ARTEAGA, J.M.S.; SEPULVEDA, C.A.S. Cotas raciais, genes e política: uma questão sociocientífica para o ensino de ciências. In: CONRADO, D.M.; N. NUNES-NETO, F. (org.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: Edufba, 2018. p. 303-324. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523220174.0015

DIAS, T.L.S.; SEPULVEDA, C.; ARTEAGA, J.M.S. O pensamento africano de Cheikh Anta Diop: elementos para incluir o componente histórico nos currículos de ciências e re-educar relações étnico-raciais. In: Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 16., 2018, Rio de Janeiro. Atas.... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de História da Ciência, 2018. p.1-16. Disponível em: https://www.16snhct.sbhc.org.br/resources/anais/8/1540588659_ARQUIVO_TrabalhocompletoSNHCTDiasetal.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

DIAS, T.L.D. Curadoria autoral-coletiva de uma exposição educativa sobre racismo científico: relatando experiências itinerantes. Revista Ciência e Ideias, v. 12, n. 2, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1446. DOI: https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1446

DIAS, T.L.S.; SEPULVEDA, C.A.S.; ARTEAGA, J.M.S. Abordagens didáticas no ensino de evolução humana: revisando sistematicamente a literatura brasileira. [s.l.]: [s.n.], 2022.

DIOP, C.A. Origem dos antigos egípcios. In: MOKHTAR, G. (org.). História geral da África, II: a África Antiga. São Paulo: Ática; Unesco, 1983. p. 1-36.

DOMINGUES, H.M.B.; SÁ, M.R.; GLICK, T. (org.). A recepção do darwinismo no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575414965

FADIGAS, M. D. Característica de uma sequência didática sobre racismo científico para a promoção de uma compreensão crítica das relações CTS. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana/Salvador, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 40 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOMES, N.L. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 1, p. 109-121, 2011. DOI: https://doi.org/10.21573/vol27n12011.19971.

GOMES, N.L. Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei n. 10.639/03. Brasília: MEC; Unesco, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000100003

GUIMARÃES, A.S.A. Raça e os estudos de relações raciais no Brasil. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, v. 54, p. 147-156, 1999.

HODSON, D. Going beyond STS: towards a curriculum for sociopolitical action. The Science Education Review, v. 3, n. 1, p. 2-7, 2004. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1057995.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

JABLONSKI, N.G.; CHAPLIN, G. Colloquium paper: human skin pigmentation as an adaptation to UV radiation. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 107, n. 2, p. 8962-8968, 2010. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.0914628107. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.0914628107

JÚNIOR, W.B.O.; COELHO, W.N.B. O que dizem teses e dissertações sobre diversidade étnico-racial e ensino de ciências (2015-2020). In: ARAÚJO, M.L.F.; SILVA, J.A. (org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores. Recife: Edupe, 2021. p. 57-78.

LACERDA, J.B. The métis, or half-breeds, of Brazil. In: SPILLER, G. (org.). Papers on inter-racial problems. London: P.S. King and Son, 1911. p. 377-382.

LIMA, D.B. Um material curricular educativo baseado na questão sociocientífica sobre raça, genes e cotas raciais. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador/Feira de Santana, 2019.

MACEDO, J.R. (org.). O pensamento africano no século XX. São Paulo: Outras Expressões, 2016.

MACHADO, C.E.D. Ciência negra: uma proposta para a descolonização do conhecimento. Revista O Menelick 2º Ato, 2015. Disponível em: http://www.omenelick2ato.com/mais/ciencia-negra. Acesso em: 15 maio 2022.

MARKS, J. Why be against Darwin? Creationism, racism, and the roots of anthropology. Yearbook of Physical Anthropology, v. 55, p. 95-104, 2012. DOI: https://doi.org/10.1002/ajpa.22163. Acesso em: 15 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/ajpa.22163

MATTHEWS, M. History, philosophy, and science teaching: the present rapprochement. Science & Education, v. 1, n. 1, p. 11-48, 1992. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00430208. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00430208

MEGLHIORATTI, F.A.; CALDEIRA, A.M.A.; BORTOLOZZI, J. Recorrência da ideia de progresso na história do conceito de evolução biológica e nas concepções de professores de biologia: interfaces entre produção científica e contexto sócio-cultural. Filosofia e História da Biologia, v. 1, p. 107-123, 2006. Disponível em: https://www.abfhib.org/FHB/FHB-01/FHB-v01-06-Fernanda-Meglhioratti_et-al.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

MOTA, T.H. (org.). Ensino antirracista na educação básica: da formação de professores às práticas escolares. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. DOI: https://doi.org/10.22350/9786559171828

MOURA, C. O racismo como arma de dominação. Revista Princípios, n. 34, p. 28-38, 1994. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/moura/1994/10/racismo.htm. Acesso em: 15 maio 2022.

MOUTINHO, S. Qual a sua raça/cor? Ciência Hoje, 2013. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/qual-a-sua-raca-cor/. Acesso em: 15 maio 2022.

MUNANGA, K. (org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 1999.

MUNANGA, K. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global, 2009.

NASCIMENTO, E.L. Introdução às antigas civilizações africanas. In: NASCIMENTO, E.L. (org.). A matriz africana no mundo. São Paulo: Selo Negro, 2008.

NASCIMENTO, E.L. (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009.

NASCIMENTO, L.M.M. Exame crítico da racialização da doença falciforme na formação de professoras/es de biologia: promoção da educação das relações étnico-raciais, da educação em saúde e de uma visão equilibrada da ciência. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador/Feira de Santana, 2020.

NONATO, E.R.S; MATTA, A.E.R. Caminhos da pesquisa-aplicação na pesquisa em educação. In: PLOMP, T.; NIEVEEN, N.; NONATO, E.; MATTA, A. (org.). Pesquisa-aplicação em educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018. p. 13-24.

OLIVEIRA, L.F.; CANDAU, V.M.F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002

PAIVA, A.S. Princípios de design para o ensino de biologia celular: pensamento crítico e ação sociopolítica inspirados no caso de Henrietta Lacks. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador/Feira de Santana, 2019.

PINHEIRO, B.C.S.; ROSA, K. (org.). Descolonizando saberes: a Lei 10.639/2003 no ensino de ci¬ências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

PLOMP, T. Educational design research: an introduction. In: PLOMP, T.; NIEVEEN, N. (org.). An introduction to educational design research. Enschede: SLO – Netherlands Institute for Curriculum Development, 2009. p. 9-35.

PLOMP, T. Pesquisa-aplicação em educação: uma introdução. In: PLOMP, T.; NIEVEEN, N.; NONATO, E.; MATTA, A. (org.). Pesquisa-aplicação em educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018. p. 25-66.

PRESTES, M.E.B.; CALDEIRA, A.M.A. A importância da história da ciência na educação científica. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 1-16, 2009. Disponível em: https://www.abfhib.org/FHB/FHB-04/FHB-v04-0-Maria-Elice-Prestes-Ana-Maria-Caldeira.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e America Latina. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 227-78.

REIS, P.G.R. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v3i1.1028.

RIDLEY, M. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SÁ, N.L. A Metáfora marcha do progresso e as concepções de evolução para estudantes da educação profissional técnica de nível médio. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

SALZANO, F.M. Raça, racismo e direitos humanos. Horizontes Antropológicos, v. 11, n. 23, p. 225-227, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832005000100015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832005000100015

SANTANA, J.; BAIBICH-FARIA, T.M.; PESSOA, C.F. A Lei n. 10.639/03 e a folclorização racista. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 2, n. 3, p. 75-96, 2010. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/78. Acesso em: 15 maio 2022.

SANTOS, J.V.A. Concepções de progresso biológico em livros didáticos de biologia. Ciências em Foco, v. 6, n. 1, p. 2-18, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9913. Acesso em: 15 maio 2022.

SANTOS, P.S. Perspectiva do docente de ensino fundamental de escolas da Zona Leste de São Paulo sobre a iconografia canônica da evolução. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática) – Universidade Federal do ABC, Santo André, 2016.

SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência e Educação, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100007

SARMENTO, A.C.H.; MUNIZ, C.R.R.; GUIMARÃES, A.P.M.; NUNES-NETO, N.F. Princípio de design para um ensino de ciências contextualizado pelas relações entre ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. Revista Educação e Fronteiras On-line, v. 9, n. 25, p. 183-207, 2019. DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11101. DOI: https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11101

SCHWARCZ, L.M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

SEPULVEDA, C. O racismo científico como plataforma para educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências. In: CUSTÓDIO, J.F.; COSTA, D.A.; FLORES, C.R.; GRANDO, R.C. (org.). Programa de pós-graduação em educação científica e tecnológica (PPGECT): contribuições para pesquisa e ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 243-270.

SEPULVEDA, C.; SARMENTO, A.C.H.; GUIMARÃES, A.P.M.; MUNIZ, C.R.; ALMEIDA, M.C.A.; EL-HANI, C.N. A prática social de pesquisa colaborativa e a controvérsia sobre o estatuto epistemológico da pesquisa docente. In: SEPULVEDA, C.; ALMEIDA, M. (org.). Pesquisa colaborativa e inovações educacionais em ensino de biologia. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016. p. 49-95.

SEPULVEDA, C.; LIMA, D.B.; RIBEIRO, M.G.; ARTEAGA, J.M.S. Variabilidade humana, raça e o debate sobre cotas raciais em universidades públicas: articulando ensino de genética à educação em direitos humanos. In: TEIXEIRA, P.P.; OLIVEIRA, R.D.V.L.; QUEIROZ, G.R.P.C. Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. p. 85-106.

SOUSA, E.S.; CORDEIRO, R.S.; MARTINS, J.S.C.; SOUSA, E.S.; CAJAIBA, R.L.; PEREIRA, M.S.B.; PEREIRA, K.S.; SOUSA, V.A. Análise de imagens sobre evolução humana por estudantes de ensino médio. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 71324-71343, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-540. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-540

SOUZA, H.C. O uso de epistemologias feministas no desenvolvimento de propostas pedagógicas para um ensino de ciências voltado a promoção de equidade de gênero. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador/Feira de Santana, 2017.

SUSSMAN, R.W. The mith of race: the troubling persistence of an unscientific idea. Cambridge: Harvard University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.4159/harvard.9780674736160

THE DESIGN-BASED RESEARCH COLLECTIVE. Design-based research: an emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 5-8, 2003. DOI: https://doi.org/10.3102%2F0013189X032001005. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X032001005

TORRES, F.R.; BONINI-DOMINGOS, C.R. Hemoglobinas humanas: hipótese malária ou efeito materno? Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, v. 27, n. 1, p. 53-60, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-84842005000100013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-84842005000100013

VAN DEN AKKER, J.; GRAVEMEIJER, K.; MCKENNEY, S.; NIEVEEN, N. (org.). Educational design research. Londres: Routledge, 2006. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203088364

VAN DEN AKKER, J. Pesquisa de desenvolvimento curricular como um tipo de pesquisa-aplicação em educação. In: PLOMP, T.; NIEVEEN, N.; NONATO, E.; MATTA, A. (org.). Pesquisa-aplicação em educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018. p. 67-88.

VERRANGIA, D. A educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências: diálogos pos¬síveis entre Brasil e Estados Unidos. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

VERRANGIA, D. Conhecimentos tradicionais de matriz africana e afro-brasileira no ensino de ciências: um grande desafio. Revista África e Africanidades, ano 2, n. 8, 2010. Disponível em: http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/conhecimentos_tradicionais_matriz_afro-brasileira_ensino_ciencias.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

VERRANGIA, D. Educação e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em caso. Inte-racções, v. 10, n. 3, p. 2-27, 2014. DOI: https://doi.org/10.25755/int.6368.

VERRANGIA, D.; SILVA, P.B.G. Cidadania, relações étnico-raciais e educação. Educação & Pesquisa, v. 36, n. 3, p. 705-718, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004

VIEIRA, R.M.; TENREIRO-VIEIRA, C. Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras de pensamento crítico. Revista Saber & Educar, v. 20, p. 34-41, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.191. DOI: https://doi.org/10.17346/se.vol20.191

VISCARDI, L.H. A história evolutiva dos hominídeos: do bipedalismo ao simbolismo. In: ARAÚJO, L.A.L. (org.). Evolução biológica: da pesquisa ao ensino. Porto Alegre: Editora Fi, 2017. p. 61-84.

WAIZBORT, R. O progresso do homem brasileiro pelo mecanismo de seleção natural em Miranda Azevedo. Scientiae Studia, v. 10, n. 2, p. 327-353, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-31662012000200006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-31662012000200006

WEDDERBURN, C.M. Novas bases para o ensino da história da África no Brasil. In: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (org.). Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 133-166.

Downloads

Publicado

17-12-2022

Edição

Seção

Dossiês