História das ciências e relações étnico-raciais no ensino de evolução humana
aportes para uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.799Palabras clave:
pesquisa em design, evolução humana, história do racismo científico, ensino de biologia antirracistaResumen
Buscando consolidar uma abordagem histórica e antirracista na educação científica a partir da pesquisa em design educacional, apresentamos parte da estrutura teórica pela qual pretendemos subsidiar a sistematização de princípios de planejamento projetados como base para a construção de protótipos didáticos a serem aplicados no ensino de evolução humana, incluindo alguns casos pertencentes à história do racismo científico e do pensamento evolutivo. Nosso trabalho tem a intenção de contribuir com a formação de educandos(as) capazes de usar o conhecimento histórico, científico e evolutivo para agir de forma consciente e tomar decisões responsáveis acerca dos desafios e contradições inerentes às relações étnico-raciais.
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Derechos de autor 2022 Thiago Leandro da Silva Dias, Juan Manuel Sánchez Arteaga
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