A óptica dos corpos em movimento de Fresnel sob a visão do realismo estrutural

ensino de natureza da ciência e as demandas educacionais da contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.814

Palavras-chave:

Historia da Ciência, Epistemologia, Ótica, ensino de ciências

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar um estudo de episódio histórico, a saber o estudo da óptica dos corpos em movimento no século XIX, e discutir suas implicações epistemológicas e educacionais. Por meio de uma análise em epistemologia histórica, realizamos reflexões acerca da provisoriedade do conhecimento científico e o abandono de entidades teóricas da ciência do passado, com o intuito de criar uma argumentação em favor da confiabilidade dos conhecimentos científicos. Apoiando-nos em formas críticas de realismo científico, objetivamos defender visões de ciência que sejam ontologicamente relativistas, mantendo concepções realistas e objetivistas críticas perante a ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLCHIN, D. Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.20432

ALTERS, B. J. Nature of science: a diversity or uniformity of ideas? Journal of Research in Science Teaching, v. 34, n. 10, p. 1105-1108, 1997. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-2736(199712)34:10<1105::AID-TEA9>3.0.CO;2-V

ARAGO, F. Mémoire sur la vitesse de la lumière, lu à la première classe de l'Institut, le 10 décembre 1810. Comptes rendus de l´Académie des Sciences, v. 36, p. 38-49, 1853.

ARTHURY, L. H. M.; GARCIA, J. O. Em prol do realismo científico no ensino. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, p. 1-14, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320200011

BRADING, K.; CRULL, E. Epistemic structural realism and Poincaré’s philosophy of science. Hopos: The Journal of the International Society for the History of Philosophy of Science, v. 7, n. 1, p. 108-129, 2017. DOI: https://doi.org/10.1086/691138

BUNGE, M. Caçando a realidade: a luta pelo realismo. Trad. de Gita K. Guinsburg, São Paulo: Perspectiva, 2010.

CASSINI, A., LEVINAS, M. L. Einstein’s reinterpretation of the Fizeau experiment: how it turned out to be crucial for special relativity. Studies in History and Philosophy of Science Part B: Studies in History and Philosophy of Modern Physics, v. 65, p. 55-72, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.shpsb.2018.08.004

CUPANI, A. O; PIETROCOLA, M. P. A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, número especial, p. 100-125, 2002.

DARRIGOL, O. A history of optics from Greek Antiquity to the nineteenth century, Oxford, UK: Oxford University Press, 2012.

EFLIN, J. T.; GLENNAN, S.; REISCH, G. The nature of science: a perspective from the philosophy of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 36, n. 1, p. 107-116, 1999. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-2736(199901)36:1<107::AID-TEA7>3.0.CO;2-3

EINSTEIN, A. Ether and the theory of relativity. In: JANSEN, M.; NORTON, J.D.; RENN, R.; SAUER, T.; STACHEL, J. (orgs.) The genesis of general relativity: sources and interpretations. Dordrecht: Springer, 2007. p. 1537-1542. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-4000-9_34

FORATO, T. C.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p27

FRANKEL, E. Corpuscular optics and the wave theory of light: the science and politics of a revolution in physics. Social Studies of Science, v. 6, n. 2, p. 141-184, 1976. DOI: https://doi.org/10.1177/030631277600600201

FRENCH, A. P. Special relativity. New York: Norton, 1968. (The MIT Introductory Physics series)

FRESNEL, A. Lettre D’Augustin Fresnel à François Arago, sur l’influence du mouvement terrestre. In: SENARMONT, M.M.H: VERDET, V.; FRESNEL, L (orgs.). Fresnel, Augustin (1788-1827): oeuvres complètes d’Augustin Fresnel. Paris: Imprimerie Impériale, 1863. p. 1866-1870.

HACKING, I. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of natural science. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511814563

HIROSIGE, T. Origins of Lorentz’ theory of electrons and the concept of the electromagnetic field. Historical Studies in the Physical Sciences, v. 1, p. 151-209, 1969. DOI: https://doi.org/10.2307/27757298

HIROSIGE, T. The ether problem, the mechanistic worldview, and the origins of the theory of relativity. Historical Studies in the Physical Sciences, v. 7, p. 3-82, 1976. DOI: https://doi.org/10.2307/27757354

HUNT, B. Os seguidores de Maxwell. Trad. de Antônio Emílio Angueth de Araújo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

IRZIK, G.; NOLA, R. A family resemblance approach to the nature of science for science education. Science & Education, v. 20, n. 7-8, p. 591-607, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-010-9293-4

JANSSEN, M.; The drag coefficient from Fresnel to Laue, In: MAAS, A.; SCHATZ, H. (orgs.). Physics as a calling, science for society: studies in honour of A.J. Kox. Leiden: Leiden University Press, 2013. p. 47-60.

JANSSEN, M., STACHEL, J. The optics and electrodynamics of moving bodies. 2004. Disponível em: https://www.mpiwg-berlin.mpg.de/Preprints/P265.PDF, Acesso em: 12 set. 2022.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Trad. de Beatriz Vianna Boeira; Nelson Boeira. 12ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

LAUDAN, L. A confutation of convergent realism. Philosophy of Science, v. 48, n. 1, p. 19-49, 1981. DOI: https://doi.org/10.1086/288975

LAUE, M. Die Mitführung des Lichtes durch bewegte Körper nach dem Relativitätsprinzip. Annalen der Physik, v. 328, p. 989-990, 1907. DOI: https://doi.org/10.1002/andp.19073281015

LEDERMAN, N.G. et al. Views of nature of science questionnaire: toward valid and meaningful assessment of learners’ conceptions of nature of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 39, n. 6, p. 497-521, 2002. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.10034

LEDERMAN, N.G. et al. Nature of science: Past, present, and future. In: ABELL, S.K.; LEDERMAN, N.G. (org.). Handbook of research on science education. Londres: Routledge. 2007. p. 831-879.

MARTINS, A.F.P. Natureza da ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em temas e questões. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703

MARTINS, R.D.A. O éter e a óptica dos corpos em movimento: a teoria de Fresnel e as tentativas de detecção do movimento da Terra, antes dos experimentos de Michelson e Morley (1818-1880). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 52-80, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n1p52

MARTINS, R.D.A. A origem histórica da relatividade especial. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

MATTHEWS, M.R. Changing the focus: from nature of science (NOS) to features of science (FOS). In: KHINE, M. (org.) Advances in nature of science research. Dordrecht: Springer, 2012. p. 3-26. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-2457-0_1

MATTHEWS, M.R. Science teaching: the contribution of history and philosophy of Science. 20th anniversary revised and expanded edition, 2ª ed., Londres: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203123058

MCCOMAS, W. F. Ten myths of science: reexamining what we think we know about the nature of science. School Science and Mathematics, v. 96, n. 1, p. 10-16, 1996. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1949-8594.1996.tb10205.x

MCCOMAS, W. F.; ALMAZROA, H.; CLOUGH, M. P. The nature of science in science education: an introduction. Science & Education, v. 7, n. 6, p. 511-532, 1998. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1008642510402

MCCORMMACH, R. H.A. Lorentz and the electromagnetic view of nature. Isis, v. 61, n. 4, p. 459-497, 1970. DOI: https://doi.org/10.1086/350681

MENEZES , R., LORDÊLO, F. Uma análise de experimentos de corpos em movimento no

éter sob a perspectiva da teoria ondulatória da luz de Fresnel. Caderno Brasileiro de Ensino

de Física, v. 41, n. 2, p. 1-12, 2019.

NEWBURGH, R. Fresnel drag and the principle of relativity. Isis, v. 65, n. 3, p. 379-386, 1974. DOI: https://doi.org/10.1086/351306

NIINILUOTO, I. Critical scientific realism. Oxford, UK: Oxford University Press. 1999.

PATY, M. Matéria e necessidade no conhecimento científico. Scientiae Studia, v. 4, n. 4, p. 598-613, 2006.

PATY, M. Einstein.Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Estação Liberdade, 2008. (Figuras do Saber, v. 22)

PEDERSEN, K.M. Water-filled telescopes and the pre-history of Fresnel's ether dragging. Archive for History of Exact Sciences, v. 54, n. 6, p. 499-564, 2000. DOI: https://doi.org/10.1007/s004070050042

PEREIRA, F.P.C. A ótica dos corpos em movimento sob a visão do realismo estrutural: questões não consensuais da natureza da ciência na formação de professores. 2021. 298 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências: Modalidade Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

PEREIRA, F.P.C.; GURGEL, I. O ensino da natureza da ciência como forma de resistência aos movimentos anticiência: o realismo estrutural como contraponto ao relativismo epistêmico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1278-1319, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1278

PÉREZ, D.G. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001

PIETROCOLA, M. Mascart et L’optique de corps en mouvement. 1992. Tese (Doutorado em Epistemologia e História das Ciências) – Université de Paris VII, Paris. 1992.

PIETROCOLA, M. Fresnel e o arrastamento parcial do éter: a influência do movimento da terra sobre a propagação da luz. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 10, n. 2, p. 157- 172, 1993.

PIETROCOLA, M. A ciência francesa e a ótica dos corpos em movimento. Revista da SBHC, v. 13, p. 45-52, 1995.

POINCARÉ, H. O valor da ciência. Trad. Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.

POINCARÉ, H. A ciência e a hipótese. Trad. Maria Auxiliadora Kneipp. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1984.

POINCARÉ, H. Sobre a dinâmica dos elétrons. In: VIDEIRA, A.P., MOREIRA, I.C. (orgs.). Ensaios fundamentais. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2008.

PSILLOS, S. Is structural realism the best of both worlds? Dialectica, v. 49, n. 1, p. 15-46, 1995. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1746-8361.1995.tb00113.x

PSILLOS, S. Scientific realism: how science tracks truth. Londres: Routledge, 1999.

PSILLOS, S. Conventions and relations in Poincare’s philosophy of science. Methode-Analytic Perspectives, v. 3, n. 4, p. 98-140, 2014.

ROMERO-MALTRANA, D. et al. The “nature of science‟ and the perils of epistemic relativism. Research in Science Education, v. 49, n. 6, p. 1735-1757, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/s11165-017-9673-8

SARTON, G. Discovery of the aberration of light. Isis, v. 16, n. 2, p. 233-265, 1931. DOI: https://doi.org/10.1086/346611

STACHEL, J. Fresnel’s (dragging) coefficient as a challenge to 19th century optics of moving bodies. In: KOX. A.J.; EISENTAEDT, J. (orgs.). The universe of general relativity. Boston: Birkhäuser Boston, 2005a. p. 1-13. DOI: https://doi.org/10.1007/0-8176-4454-7_1

STACHEL, J. (org). O ano miraculoso de Einstein: cinco artigos que mudaram a face da física. Trad. Alexandre Carlos Tort. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005b.

YOUNG, T. The Bakerian Lecture: experiments and calculations relative to physical optics. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, n. 94, p. 1-16, 1804. DOI: https://doi.org/10.1098/rstl.1804.0001

WHITTAKER, E. A history of the theories of aether and electricity. London: Thomas Nelson, 1951.

WILSON, D. George Gabriel Stokes on stellar aberration and the luminiferous ether. The British Journal for the History of Science, v. 6, p. 57-72, 1972. DOI: https://doi.org/10.1017/S0007087400011973

WORRALL, J. Structural realism: the best of both worlds? Dialectica, v. 43, n. 1-2, p. 99-124, 1989. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1746-8361.1989.tb00933.x

ZANETIC, J. Física também é cultura. 1990. 252p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

Downloads

Publicado

17-12-2022

Edição

Seção

Dossiês