A formação médica de José Vieira de Faria Aragão Ataliba em Portugal

influências científicas, educacionais e sociopolíticas (1820-1827)

Autores

  • Ana Lícia de Melo Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Almir Leal de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v11i2.83

Palavras-chave:

José Vieira de Faria Aragão Ataliba (1804-1853), medicina, higienização urbana, Bahia

Resumo

Este artigo trata da formação universitária de José Vieira de Faria Aragão Ataliba (1804-1853), médico e professor da Faculdade Medicina da Bahia no século XIX. A investigação fundamentada na educação comparada e na história das ciências foi resultado de pesquisas em arquivos e bibliotecas em Coimbra e Lisboa. A pesquisa documental está inserida no gênero biográfico modal com recorte temporal de 1820-1827. As fontes foram constituídas por periódicos, registros acadêmicos e memórias do sujeito. Elas permitiram compreender como determinados costumes, hábitos culturais e científicos foram adquiridos por Ataliba que, posteriormente, contribuiu com propostas de higienização urbana na Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lícia de Melo Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e professora substituta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Almir Leal de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

19-12-2018

Edição

Seção

Artigos