A formação médica de José Vieira de Faria Aragão Ataliba em Portugal

influências científicas, educacionais e sociopolíticas (1820-1827)

Autores/as

  • Ana Lícia de Melo Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Almir Leal de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v11i2.83

Palabras clave:

José Vieira de Faria Aragão Ataliba (1804-1853), medicina, higienização urbana, Bahia

Resumen

Este artigo trata da formação universitária de José Vieira de Faria Aragão Ataliba (1804-1853), médico e professor da Faculdade Medicina da Bahia no século XIX. A investigação fundamentada na educação comparada e na história das ciências foi resultado de pesquisas em arquivos e bibliotecas em Coimbra e Lisboa. A pesquisa documental está inserida no gênero biográfico modal com recorte temporal de 1820-1827. As fontes foram constituídas por periódicos, registros acadêmicos e memórias do sujeito. Elas permitiram compreender como determinados costumes, hábitos culturais e científicos foram adquiridos por Ataliba que, posteriormente, contribuiu com propostas de higienização urbana na Bahia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Lícia de Melo Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e professora substituta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Almir Leal de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

19-12-2018

Número

Sección

Artigos