A História da Ciência para uma Educação em Ciências do futuro

desafios contemporâneos na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.859

Palavras-chave:

editorial, dossiê

Resumo

A história da ciência, como prática de escrever o passado das ciências, é presente desde muito tempo, na própria prática científica (Videira, 2007), bem como na educação sobre a ciência (Hodson, 2014). Sua institucionalização enquanto campo de estudo autônomo dentro da educação em ciências, entretanto, é muito mais recente e pode ser remontada à fundação do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST) e a revista Science & Education no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 (Hodson, 2014)...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DUSCHL, R. Science education in three-part harmony: Balancing conceptual, epistemic, and social learning goals. Review of Research in Education, v. 32, n. 1, p. 268-291, 2008. DOI: https://doi.org/10.3102/0091732X07309371

FORATO, T.; GUERRA, A.; BRAGA, M. História das Ciências e Ensino de Ciências. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 137-141, 2014.

HODSON, D. Nature of Science in the Science Curriculum: Origin, Development, Implications and Shifting Emphases. In MATTHEWS, M. (Org.) International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Berlim: Springer, 2014. p. 911-970. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-7654-8_28

IZQUIERDO, M.; GARCÍA MARTÍNEZ, A.; QUINTANILLA GATICA, M.; ADÚRIZ-BRAVO, A. Historia, Filosofía y Didáctica de las Ciencias: Aportes para la formación del profesorado de ciencias. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José́ de Caldas, 2016.

LATOUR, B. Onde Aterrar? Como Se Orientar Politicamente No Antropoceno? Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

LIGHTMAN, B. (Org.) A Companion to the History of Science. Oxford: Wiley, 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118620762

LIMA, N. W.; NASCIMENTO, M. M. Not Only Why but Also How to Trust Science: Reshaping Science Education Based on Science Studies for a Better Post-Pandemic World. Science & Education, v. 31, p. 1363-1382, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-021-00303-1

MCINTYRE, L. Post-Truth. Cambridge: MIT Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/11483.001.0001

MOURA, C. B. Para que história da ciência no ensino? Algumas direções a partir de uma perspectiva sociopolítica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 3, p. 1155-1178, 2021. DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12900

NYHART, L. K. Historiography of the History of Science. In B. Lightman (Ed.), A Companion to the History of Science. Oxford: Wiley, 2016. p. 7-22. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118620762.ch1

ODDEN, T. O. B.; MARIN, A.; RUDOLPH, J. L. How has Science Education changed over the last 100 years? An analysis using natural language processing. Science Education, v. 105, n.4, p. 653-680, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.21623

QUINTANILLA, M. The History and Philosophy of Chemistry (HPC) in Teaching and in the Professional Development of Teachers. In: EL-HANI, C.; PIETROCOLA, M.; MORTIMER, E. F.; OTERO, M. R. (Orgs.) Science Education Research in Latin America. Leiden: The Netherlands, 2020. p. 457-480. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004409088_019

SMITH, D. V.; GUNSTONE, R. F. Science curriculum in the market liberal society of the twenty-first century: ‘re-visioning’ the idea of science for all. Research in Science Education, v. 39, n.1, p. 1-16, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s11165-007-9069-2

VIDEIRA, A. A. P. Historiografia e história da ciência. Escritos, v. 1, n. 1, p. 111–158, 2007.

Publicado

17-12-2022

Edição

Seção

Dossiês